PROJETOS RELACIONADOS AO TEMA DA CFE 2016 PODEM CONCORRER A FINANCIAMENTOS
Projetos relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE 2016) que tem como tema, 'Casa Comum, nossa responsabilidade', podem concorrer a financiamentos. Conforme o edital
para receber incentivos de até 60 mil reais, podem se inscrever grupos organizados, coletivos, associações, pastorais, igrejas locais, entidades de apoio a movimentos sociais. O financiamento de projetos acontece pela quarta vez, durante a Campanha da Fraternidade Ecumênica, que mantém o Fundo Ecumênico Nacional de Solidariedade, composto por representantes das Igrejas-membro do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs).
Os projetos devem ser enviados até 01 de junho de 2016 seguindo os critérios apresentados pelo edital da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB ou da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), que farão os procedimentos de cadastro e de averiguação técnica de cada projeto, bem como sua análise. O edital, e outras informações sobre o Fundo Ecumênico de Nacional de Solidariedade encontram-se disponíveis no site: www.cese.org.br e http://campanhas.cnbb.org.br.
CASA DA MÚSICA
A Escola Eurípedes Barsanulfo inaugura neste domingo 1º, às 10horas, como parte das festividades que celebram o aniversário de nascimento de Eurípedes Barsanulfo, a Casa da Música e a Esquina da Música, na Vila Sinhazinha, no bairro João XXIII.
A Casa da Música é uma proposta da escola que ressalta a importância da arte musical na formação das pessoas, desde a mais tenra idade. A Esquina da Música compõe o espaço com um teatro de arena (palco ao ar livre,) debaixo de um frondoso flamboyant e que, como bem definiu a diretora Francicni Amui, “será para encher o bairro de música”.
PRAZO PARA TIRAR OU TRANSFERIR O TÍTULO TERMINA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 4
O prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, solicitar transferência para uma seção de fácil acesso e regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral termina n aproxima quarta-feira, dia 4.
Eleitores que tiverem outros tipos de pendências, como terem ficado três vezes sem votar ou se justificar, também devem se apressar: aqueles que não regularizam a situação com a Justiça Eleitoral podem ter alguns prejuízos práticos, já que ficam sem quitação eleitoral.
Podem tirar os título, cidadãos já tenham 16 anos ou que irão completá-los até a data do primeiro turno (2 de outubro). Os documentos necessários são: documento de identidade original com foto (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar.
Para pedir a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deve procurar o cartório de sua nova residência portando o título, se ainda o possuir, um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos. (TRE-MG)
JOSÉ MUJICA DEFENDE FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA
O ex-presidente do Uruguai, hoje senador, José Pepe Mujica, mais conhecido por Pepe Mujica foi Homenageado com o Grande Colar da Inconfidência, a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais, entregue pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimental, na tradicional cerimônia realizada em Ouro Preto, quando passa a ser a capital de Minas, no feriado de 21 de Abril, que celebra o dia do Mártir da Inconfidência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Orador oficial da 65ª Medalha da Inconfidência, o ex-presidente ressaltou, em seu discurso, a importância do fortalecimento da democracia brasileira e da participação dos jovens no desenvolvimento da política para “lutar por um mundo melhor”.
Conhecido popularmente no Uruguai como Pepe Mujica, o ex-presidente José Alberto Mujica Cordano governou entre os anos de 2010 e 2015, tendo assumido o cargo de senador desde então. Durante a ditadura civil-militar em seu país, entre 1973 e 1985, militou na guerrilha como membro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros e ficou preso durante 14 anos. Exerceu os cargos de deputado, ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca e presidente pro tempore do Mercosul.
Em seu discurso na Medalha da Inconfidência, Mujica se definiu: “Eu me sinto muito uruguaio e sou brasileiro porque sou americano, porque sou da América Latina. Minha pátria se chama América Latina. Meus irmãos, todos os pobres esquecidos da América Latina. Os que não chegaram em nenhum lugar, os que são apenas um número, os estigmatizados, os perseguidos, os esquecidos”. (Leia crônica na pág. 2)