SECRETÁRIO FALA SOBRE MORTE DE UMA CRIANÇA
A respeito da morte de uma criança com suspeita de H1N1, Adriano informa que estão sendo aguardados os resultados dos laudos, mas a causa ter sido o vírus influenza H1N1 já esta descarta. “O H1N1 está descartado, mas é preocupante a morte dela,. Foi muito rápida. Ela chegou ao hospital com uma infecção muito alta e, em três ou quatro horas faleceu. Lamentamos muito pela perda da família, por isso precisamos descobrir a causa, porque se foi algum vírus, precisamos adotar as ações necessárias nas áreas de vigilância e prevenção”, afirma.
O secretário chamou atenção da população para os cuidados básicos a serem adotados como prevenção ao H1N1: lavar frequentemente as mãos; cobrir a boca e o nariz sempre que tossir ou assoar o nariz; evitar encostar as mãos sujas nos olhos, nariz ou boca; evitar contato com pessoas doentes; evitar aglomerações; ter bons hábitos, como dormir bem, fazer atividade física, controlar o estresse, beber líquidos e ingerir alimentos saudáveis, etc.
Na entrevista ao ET, Magnabosco aproveitou para informar a contratação de mais três médicos para trabalhar nos postos de atendimento do serviço público de saúde na cidade: a anestesista, Drª Natália; a pediatra, Drª Rafaela, que se junta aos médicos Dr. Bereta e Drª Roseli. “A terceira médica foi contratada para substituir o médico que atendida no
PSF do Maria Rosa, demitido por não cumprir as 40 horas semanais que o Ministério da Saúde preconiza para os PSFs, Ela começa a atender no próximo dia 2 de maio”, informou, destacando os atendimentos do serviço de Saúde.
“- Atualmente, a secretaria de Saúde contabiliza um atendimento médio nos postos públicos da Prefeitura de mais de 5.500 consultas por mês. São 32 médicos, quatro concursados e 28 contratados. Na verdade, conseguimos quase que duplicar o atendimento na cidade em relação aos governos anteriores”, afirma, ressaltando a melhoria na saúde da cidade, admitindo, porém que há muito ainda a ser feito, sobretudo em relação a exames e medicamentos, conforme questionou o ET. “Esse é o gargalo que ainda temos de corrigir na Saúde, mas não depende só de nós, pois o Estado tem atrasado o repasse destinado para essas finalidades”, justificou.
PREFEITURA VACINA 2.600 PESSOAS
Sem muita espera nas filas, 2.600 pessoas da cidade e zona rural, que fazem parte dos grupos prioritários: crianças até cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, aborto ou perda fetal, idosos a partir dos 60 anos, presidiários e funcionários dos presídios, trabalhadores da saúde pública ou privada e portadores de doenças crônicas já foram vacinadas contra a gripe H1N1 (influenza), a partir do dia 14 último. Mas em quatro dias, o lote de vacina esgotou.
De acordo com o secretário de Saúde, Adriano Magnabosco, a Prefeitura colocou à disposição da população prioritária o primeiro lote de vacinas recebidas do Estado, na UBS Aracy Pavanelli, como principal ponto, e mais os cinco postinhos (PSFs) dos bairros e nos postos do PSF rural. Estamos aguardando mais 1.600 doses, de um rotal de 6.800 destinadas para Sacramento, que devem chegar neste neste final de semana para retornarmos o serviço”.
SANCIONADA LEI QUE ASSEGURA REAJUSTE DE 11,36% PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
O governador Fernando Pimentel sancionou, nessa quarta-feira 20 a lei que dispõe sobre a política remuneratória das carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica do Poder Executivo e a alteração da estrutura da carreira de Professor de Educação Básica.
Publicada no Diário Oficial Minas Gerais nesta quinta-feira 21, a lei garante de vez o reajuste de 11,36% nos vencimentos básicos das carreiras da Educação e nos valores dos abonos pagos aos trabalhadores, entre outras reivindicações dos servidores.
Pela lei, está assegurado o reajuste dos vencimentos e abonos retroativos a janeiro de 2016, incidindo também sobre as gratificações de funções, como coordenador de escola, e sobre cargos de provimento em comissão de diretor e de secretário de escola, dentre outros tópicos.
O Governo que, pelo segundo mês consecutivo pagou parcelado o salário dos servidores, não anunciou se o reajuste de 11,36%, retroativo a janeiro sairá na folha de abril, que será paga no mês de maio.
CÂMARA DE FRANCA ABRE PROCESSO DE CASSAÇÃO CONTRA PREFEITO
Por 12 votos a dois, os vereadores de Franca (SP) aprovaram nessa terça-feira 19 a instauração de uma Comissão Processante (CP) para apurar se o prefeito Alexandre Ferreira (PSDB) cometeu crimes político e de administração na contratação do Instituto Ciências da Vida (ICV), responsável pelos falsos médicos que atuaram na cidade entre 2014 e 2015.
A abertura da CP foi recomendada pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou irregularidades como superjornadas de trabalho, lançamento de "plantões fantasmas" e falsificação de fichas de atendimento no Pronto-Socorro.