Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Retrospecto

Edição nº 1498 - 1 de Janeiro de 2016

CÃOFRATERNIZAÇÃO

O personal dog trainer, Ivan Luis Gomes, em parceria com clientes, amigos da Clínica Veterinária e Pet Shop Vet+, realizou no último dia 17, uma 'Cãofraternização' com a participação de 35 pessoas e 17 cães, que passaram por uma avaliação feita por um veterinário da empresa Dog Minas. “Difícil dizer quem foi pra casa mais satisfeito, se os cães ou os proprietários”, avaliou Ivan, com Giuliano e Izabel, propietários da Vet + que, agradecendo, afirmaram que o evento superou as expectativas e já anunciando a próxima. Será  Pre carnaval...aguardem !!! 

DIRETORES SÃO NOMEADOS

As 3.485 escolas da rede estadual de Minas Gerais serão geridas neste ano de 2016 por diretores que foram escolhidos através de eleição direta no último dia 15 por suas comunidades escolares. 

A nomeação desses novos diretores foi assinada pelo governador Fernando Pimentel nesta quarta-feira (30/12). A designação dos 4.393 vice-diretores que foram escolhidos a partir do mesmo processo também foi assinada na manhã desta quarta-feira pela secretária de Educação, Macaé Evaristo.

De acordo com a SEE/MG foram 10.196 candidatos habilitados a montar chapa, de um total de 25.299 candidatos inscritos , 90% dos quais  são professores. A certificação buscou avaliar o conhecimento pedagógico, técnico e as competências necessárias ao desempenho do cargo.

O tempo de exercício dos diretores será de três anos, com possibilidade de recondução por igual período. Neste ano, 60% dos diretores e 52% dos vices que foram escolhidos por suas comunidades já ocupam o cargo e continuarão pelos próximos três anos.

ENSINO MÉDIO NOTURNO É AMPLIADO

Com uma política educacional voltada para o atendimento do jovem, a Secretaria de Estado  da Educação (SEE) autorizou para 2016 a ampliação de turmas de ensino médio noturno. Para 2016, a previsão do Plano de Atendimento Escolar é que 33.646 alunos concluintes do ensino fundamental ingressem no ensino médio noturno. A previsão supera a demanda de  2015, que foi de 21.962 alunos no primeiro ano do ensino médio noturno. 

“Toda demanda que chegou foi atendida e em alguns casos foram autorizadas turmas com um número inferior ao previsto na legislação para atender a demanda de distritos ou de cidades pequenas que só tem uma escola de ensino médio, por exemplo”, ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, que destaca que o  número de estudantes vai aumentar, conforme dados das inscrições na Campanha Virada Educação Minas Gerais.  “Trazendo para a centralidade da política educacional a pauta da juventude, a Secretaria fez o chamamento por meio da campanha VEM de todos os jovens que quisessem retomar seus estudos. Nesse sentido, as escolas serão reorganizadas para atender a essa demanda”,  explica Mendonça, destacando que 79,6% dos inscritos, optaram pelo curo noturno. 

O aumento está previsto também na  Educação de Jovens e Adultos (EJA), que em 2015, atendeu 39.235 estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental e 98.120 alunos no Ensino Médio. Para 2016, serão 44.870 alunos nos anos finais do ensino fundamental e 117.800 no ensino médio. A EJA visa atender jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudo e que desejam completar a Educação Básica.