Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Rede de Vizinhos Protegidos completa três anos e é reestruturada

Edição nº 1548 - 09 de Dezembro de 2016

Os moradores que foram a Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) do bairro Skaff reuniram na tarde do último domingo 4 para preparar a decoração natalina da praça do bairro. De acordo com a policial militar, sargento Edna Almeida, uma das moradoras do bairro e  coordenadora do projeto,  a Rede foi criada há três anos e até o momento tem dado bons resultados.
“Desde a criação aos dias de hoje, alguns vizinhos mudaram outros chegaram e fomos também nos reestruturando, como por exemplo,  fichas de cadastro, e novas e mais ágeis  formas de comunicação, como a utilização do WhatsApp”, analisa a policial, fazendo um balanço positivo até o momento. “Tivemos uma redução visível dos crimes no bairro. Este ano tivemos apenas três furtos no bairro, enquanto nos anos anteriores chegávamos a 16”, compara.
 A importância da RVP para a Sgto. Edna é sentida não apenas para coibir o crime no bairro, mas também para unir os vizinhos, conhecerem-se mais e aumentar as amizades. “As pessoas têm consciência de que, na ausência da Polícia a melhor proteção é o vizinho. Em nossas reuniões mensais ensinamos uma regra: 'cada morador pode cuidar um do outro'. Fica tudo muito mais fácil. As pessoas têm mais segurança, porque se conhecem e quando percebem alguém estranho e suspeito entram no grupo SOS Skaff espalhando a notícia, avisam a Polícia que vem e aborda o estranho, isso tem inibido os crimes”, explica.
Na praça decorada, os vizinhos preparam atividades recreativas e culturais para os finais de semana, como piquenique na praça, recital, coral, luau... Para sargento Edna  Almeida isso só vem reforçar os laços de amizade entre os moradores e proporcionando mais segurança.