Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Rádio Sacramento comemora 35 anos

Edição nº 1543 - 4 Novembro de 2016

Uma intensa e dinâmica programação, com estúdio montado ao lado da Basílica do Santíssimo Sacramento, no sábado 29, marcou as comemorações dos 35 anos da Rádio Sacramento (RS) completos na segunda-feira  31. A rádio fez aniversário, mas quem ganhou presentes foram os ouvintes com o sorteio de brindes ofertados pelos patrocinadores, além do sorteio de uma TV 40´ entre os sócios do Clube dos Amigos, que saiu para .....
O pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, em Sacramento há quatro anos, é o diretor geral da emissora, idealizada pelo missionário redentorista, Pe. Júlio Negrizzolo, à época pároco da cidade. A RS  foi construída com o aporte financeiro dos sócios, Sebastião Olinto Scalon, de saudosa memória, como maior acionista; José Alberto Bernardes Borges e Luiz Rodrigues de Souza. Anos depois, a RS foi comprada do grupo pela Paróquia, quando era pároco, Pe. Luiz Rogério Carrilho Cruz, graças ao dinheiro doado em testamento à Paróquia, por Antenor Duarte.
A cada paroquiato a RS veio devagar melhorando sua programação, modernizando seus  equipamentos até chegar aos dias atuais com substanciais mudanças implementadas pelo atual pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira.
 “- Ao chegar a Sacramento encontrei um trabalho muito bom feito pelo Pe. Valmir Ribeiro, em prol da rádio que passava por sérias dificuldades financeiras. Ele conseguiu saná-las e começou a formar o caixa da emissora, que assumi com um caixa estável e com condições de expansão. Acredito que uma das coisas que possibilitou minha transferência para Sacramento foi a minha experiência com rádio e TV com os salesianos”, reconhece.
De acordo com o pároco, sua primeira iniciativa foi dar cunho social à RS, característica principal das rádios Mas. “Rádio AM é rádio para prestação de serviços, para isso, aumentamos o quadro de funcionários, remodelamos  e modernizamos a página na internet, investimos em equipamentos,  criamos um nova logo. Enfim, fizemos aquilo que era necessário, porque hoje quem não se atualiza está fadado a estar fora do mercado e isso vale também para a rádio”.
Pe. Sérgio quer agora dinamizar a programação da emissora. “Nossa meta é mudar um pouco a programação, torná-la mais dinâmica, sobretudo no jornalismo,  mais dinâmico e em tempo real do que está acontecendo na cidade, uma prestação de serviço mesmo com imparcialidade e responsabilidade. Se Deus quiser a partir e 1º de dezembro teremos uma nova programação”, afirmou.
De acordo com o diretor, está em andamento também o processo de mudança de faixa de AM para FM, atendendo à nova legislação que acaba com as rádios AM, sem perder o seu perfil.
“- Mudaremos de faixa,  mas a rádio continuará com o seu perfil AM, de rádio prestadora de serviço. Ela passará a ser FM, o que será muito bom, porque melhorará muito a qualidade, mas a programação continuará a mesma. E acredito que no início do ano que vem já estaremos operando em FM”, explica.
Finalizando, diz o vigário que está se realizando  com o andamento da emissora. “Estou satisfeito, são quatro anos trabalhando com uma equipe comprometida e responsável,  levando à população aquilo que é da rádio: música, noticias, informações diversas, entretenimento e evangelização, atendendo ao objetivo precípuo pelo qual foi fundada há 35 anos.