Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeitos da Amvale entregam reivindicações à Seds

Edição nº 1531 - 19 de Agosto de 2016

Presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e prefeito de Campo Florido, Ademir de Mello liderou comitiva de prefeitos da região durante audiência com o secretário estadual de Defesa Social (Seds), Sérgio Barboza Menezes, oportunidade em que relatou a situação da segurança pública nos municípios associados à entidade. Na oportunidade os representantes da Amvale entregaram um documento sobre temas relacionados à segurança pública, tanto na área urbana quanto rural, além de reivindicar estudo sobre criação de guarda municipal compartilhada, via consórcio, consolidação do sistema de polícias integradas e,  manifestaram preocupação com a falta de um plano de segurança pública.  “A segurança pública tem sido um dos grandes problemas na sociedade atual, e foi um dos temas mais discutidos nas reuniões de prefeitos da nossa região, realizada na Prefeitura de Delta”, expôs Ademir de Mello que completou  “Estamos vivendo tempos difíceis no que tange aos diversos problemas relacionados à segurança pública. O fato se dá por diversos fatores que influenciam para o aumento constante da criminalidade. Dentre eles, citamos a certeza da impunidade, causada por leis brandas e sistema judiciário burocratizado, que demora muito para punir crimes. Falta de efetivo das polícias civis, aumentando o tempo das investigações e a montagem dos inquéritos; são questões que fazem com que o sistema de segurança pública do país se torne obsoleto, lento e ineficiente. A falta de material humano, aliada à falta de recursos logísticos de uma polícia cada vez mais abandonada pelo Estado. Não só em Minas Gerais, mas em todo contexto nacional. Isso impossibilita reação ao caos nos municípios da região”.
 Está agendada para o próximo dia 23, em Uberaba, uma reunião regional com a finalidade de dar prosseguimento à mobilização das prefeituras.
 Participaram da comitiva os prefeitos Paulo Piau (Uberaba), Rui Ramos (Pirajuba), Narciso Marcelino de Oliveira (Fronteira), Antônio Guilherme Nunes (União de Minas) e Paulo Roberto Barbosa (Planura), bem como o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fulvio Ferreira.
O reforço na fiscalização deve-se ao registro recente de casos da doença em plantações da Bahia e do Espírito Santo.