O prefeito Bruno Scalon Cordeiro entregou à população, em solenidade realizada na noite dessa quinta-feira 15, a revitalização da praça Getúlio Vargas, na presença de um grande público e de oito personalidades que foram homenageadas com a Medalha da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, pelos relevantes serviços prestados à cidade. Na cerimônia, o prefeito inaugurou também o Memorial 8 de Maio, em homenagem aos universitários mortos no acidente de 8 de maio de 2002, na serra da Rifaina.
No longo discurso proferido, o prefeito Bruno ressaltou o valor de cada uma das pessoas homenageadas, destacou as obras realizadas pelo seu governo e, quando se referiu à obra inaugurada, pediu desculpas à população pelo seu atraso e por serviços que não atendiam ao padrão de qualidade exigido. “Como todos podem notar, a praça ainda não está concluída, mas será finalizada ainda este ano com as correções de todo o serviço que for apontado pelo engenheiro que fiscaliza a obra”, disse, justificando que devido às chuvas intensas, não foi possível conclui-la até aquela data. “Em respeito aos homenageados com a Comenda da Ordem e a seus convidados, mantivemos a data da solenidade”, justificou.
A cerimônia, abrilhantada pelo Quinteto Elite, de Uberaba, com as vozes de Marilia Bartolomeu e Henrique Botelho, contou além da presença do vice prefeito, Geraldo Majela Carvalho, vereadores e secretários municipais, familiares dos universitários homenageados com o Memorial 8 de Maio e familiares dos homenageados com a Medalha da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, a maior honraria do poder Executivo.
Foram homenageadas as personalidades: Cíntia Fonseca Nunes Junqueira de Moraes, ex-juíza em Sacramento; Ecila Soares Abrão, farmacêutica do Laboratório Labieno Soares; Leida Silva Araújo, professora de Artes, aposentada; Paula Virgínia Wilson Soares, voluntária de entidades; Neusa da Cunha Rezende, empresária idealizadora e fundadora da loja Toca do Bugre; Márcio de Oliveira Pereira, ex-promotor de Justiça na comarca de Sacramento e aqui radicado; Sandra Roberta Ferreira (Pidoca), empresária sócia-proprietária da Padaria Cerchi, e Dirce Castanheira Scalon, mulher atuante na sociedade como voluntária da Apae.
Praça ganha banheiros, memorial e fonte
A praça Getúlio Vargas ganhou com a revitalização o Memorial 8 de Maio, construção de banheiros masculino e feminino sob o coreto, duas fontes de água, uma delas ainda não concluída e pintura dos bancos.
A obra está sendo realizada pela empresa Construtora e Incorporadora Irmãos Paula Ltda, com recursos no valor de R$ 358.854,09, através de convênio com o Ministério das Cidades, viabilizado pelo deputado federal Lincoln Portela, através de seu filho, deputado estadual, Leonardo Portela, e contrapartida do município no valor de R$ 73.670,80.
O prefeito Bruno Scalon Cordeiro, seu irmão vereador Rafael e o vice-prefeito Geraldo Majela fizeram o descerramento da placa de revitalização da praça. Acompanhados de alguns familiares dos universitários mortos no acidente de 8/5/2002, o prefeito Bruno e o ex-vereador, José Maria Sobrinho, autores da lei que autorizava a construção do monumento, e o pároco, Pe. Sérgio Márcio, descerraram a fita de inauguração do Memorial 8 de Maio, após um minuto de silêncio e as preces proferidas pelo pároco, que lembrou a importância daquele dia, como uma data duplamente significativa para a cidade “Há dois anos, no dia 15 de dezembro, Sacramento recebia de volta a imagens da Padroeira e outras imagens restauradas depois da depredação e, hoje, recebe de volta a sua praça”.
O Memorial 8 de Maio foi criado pela Lei nº 998, de 8/5/2006, instituindo o Dia do Universitário, a ser comemorado todo dia 8 de maio, e dá autorização ao poder público municipal de construir o
“Monumento dos Universitários”, que deverá ser erguido em lugar de destaque, preferencialmente, na praça Getúlio Vargas, em homenagem às vítimas fatais e em solidariedade aos feridos e familiares de todos (art. 5º)”.
Prefeito Bruno recebe homenagens de servidores e usuários de projetos
Um dos pontos altos da solenidade de inauguração da revitalização da praça foram as homenagens feitas ao prefeito Bruno Cordeiro por parte daqueles que trabalharam com ele na administração, numa retrospectiva de serviços executados pelas diversas secretarias de governo.
Prestaram homenagens através de pessoas beneficiadas ou de seus funcionários, as seguintes secretarias e/ou setores: Casa Dia do Idoso; Creche Maria Aparecida Loyola; APAE, representando todas as entidades; Agricultura Familiar; Secretarias de Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Esportes, Turismo e Cultura; Associação dos Universitários, dentre outros segmentos. Encerrando as homenagens, o secretário Adriano Magnabosco e auxiliares mais diretos ao governo, entregaram ao prefeito a Bandeira de Sacramento.
Os discursos foram preferidos pelo vereador Rafael Scalon, em nome do presidente da Câmara, Mateus de Paula Pereira, e dos demais edis, momento em que enalteceu o trabalho do irmão Bruno ao longo desses quatro anos e finalizou parabenizando-o pelo mandato que encerra no dia 31.
Encerrando a solenidade, discursou o prefeito Bruno. Emocionado, agradeceu sobremaneira as homenagens recebidas e, em seguida, saudou cada um dos homenageados com a Medalha da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento, e os familiares dos universitários. Finalizou convidando o público para outras duas inaugurações, a cobertura e aquecimento da piscina do Ginásio Marquezinho e de outras três quadras da cidade, na proxima quinta-feira 22, às 10h da manhã.
Finalizou, listando e comentando as obras realizadas na sua gestão. “Não é tarefa fácil, mas governar com amor e com respeito foram as nossas diretrizes. Por isso, avançamos muito nas dificuldades, muito conseguimos realizar. E eu só tenho a agradecer a Deus e a todos os que nos apoiaram nesses quatro anos”.