A Prefeitura Municipal de Sacramento, através da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso, realizou nos dias 15 a 17, a 4ª Semana Municipal de Combate à Violência Contra o Idoso. Representando o prefeito Bruno Cordeio na abertura da semana, o secretário de Assistência Social, Marcos Aurélio de Almeida, que responde também pela presidência do Conselho destacou a importância da integração da família com a sociedade.
“- Nessa semana temos o objetivo de integrar mais a família e a sociedade, trazendo para os encontros os nossos idosos, jovens e crianças, ou seja, pessoas de 8 a 80 juntos, como uma forma de passar para essas novas gerações o que é o respeito ao idoso, mostrando que a violência é feita até com a falta de solidariedade”, afirmou.
De acordo com o secretário, o Brasil vai duplicar a população de idosos até 2050. “Temos que lembrar que cerca de 12% da população é idosa. Conforme dados do IBGE, são mais de 20 milhões de idosos no país e a previsao é de que em 2050 esse número seja duas vezes maior, então precisamos formar as gerações para que não falte respeito, nem haja tanta violência contra essa geração”.
A abertura da semana, no auditório do Centro Administrativo, na quarta-feira 15, às 14 horas contou com a presença de mais de 150 idosos, que foram brindados com apresentações artísticas pelos alunos do CAS 'Pe. Antonio Borges'. Nos outros dois dias, 16 e 17, alunos das escolas Afonso Pena Júnior e Dr. João Cordeiro abrilhantaram as reuniões, encerrando com uma dinâmica de grupo orientada por uma psicóloga e um vídeo sobre a valorização do idoso.
Projeto Geração 60 + tem 83 idosos
De acordo com Sinara de Fátima Silva, coordenadora do Projeto Geração 60+, com 83 idosos inscritos, a importância da semana reside no fato de que há muito mais violência do que se imagina contra o idoso. “Há muita violência, mas na maoiria das vezes fica escondida por medo de denúncia ou repressão da família. E, a violência não são só os maus tratos que podem ser visíveis, mas há a violencia psicológica e essa ninguém vê, por isso estamos na quarta semana de combate a todo tipo de violência”,
explica, esclarecendo como o Conselho atua.
“- Quando suspeitamos de caso de violência, o Projeto conta com uma equipe multidisciplinar do CRAS e do CRES, que está sempre envolvida em ações com os idosos, buscando soluções, inclusive com a punição dos envolvidos”, informou a coordenadora Sinara.