A Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais, mais conhecida como Polícia Ambiental, está comemorando o seu cinquentenário. Cinquenta anos de criação e de bons serviços prestados aos mineiros.
De acordo com o histórico, o policiamento de Meio de Ambiente iniciou no ano de 1966, com a extinção do Grupo de Inspetores da Guarda Florestal, pertencente ao Departamento de Vigilância Florestal do Instituto Estadual de Florestas. E, através do decreto nº 9742, de 29 de abril de 1966, foi delegado à Polícia Militar de Minas Gerais, a direção do Departamento de Vigilância Florestal.
Em 24 de agosto de 1981, através do Decreto n.º 21482, foi criado o Batalhão de Polícia Florestal (BPFlo), extinto três anos depois e, no ano seguinte, em 2/1/1990, foram criadas oito Companhias de Polícia Florestal, cada qual subordinada a um Comando regional. A partir de então a Polícia Meio Ambiente não parou de crescer em atuação.
Em 31 de agosto de 2005, foi criada a Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito (DMAT), bem como alterada a nomenclatura das Unidades especializadas que passaram a ser denominadas Cia PM Ind MAT. No decorrer dos anos a denominação foi mudando: Delegacia de Vigilância Rural, Delegacias Regionais de Vigilância Rural, Batalhão de Polícia Florestal, Companhia de Polícia Florestal, até chegar à atual denominação: Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito e Companhia de Meio Ambiente na RMBH.
Ao longo desses 50 anos, muitas mudanças, crescimentos e adequações aos tempos modernos, mas sempre prezando pela excelência nos serviços. Por isso têm razões de sobra para comemorar esses 50 anos cuja data magna é 29 de abril.
Em Sacramento, para comemorar a data, algumas ações e atividades foram desenvolvidas dia 29, na praça Dr. Valadares (Rosário) a fim de reconhecer e valorizar o trabalho dos valorosos e atuantes profissionais no policiamento de Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente. Foram distribuídos panfletos com dicas de segurança e educação ambiental e mudas de plantas nativas e frutíferas, além de blitz educativa, na MG-190. (Fonte: PMMA Sacramento/Redação ET)