Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pe. Gil lança dois livros na cidade

Edição nº 1520 - 3 de Junho de 2016

A Editora Espaço Acadêmico e o Instituto Madiba realizam na próxima sexta-feira 10, o lançamento de dois livros, 'Direitos Humanos e Promoção Social' e, 'Contos de um Caminhante - Memórias o Missionário Andarilho,  do escritor e professor Gil Barreto Ribeiro, conhecido entre nós por Pe. Gil.

 Gil Barreto Ribeiro, ex-padre redentorista morou em Sacramento por cinco anos entre 1970 a 1975 e aqui deixou a sua marca. Em 1981, deixou a batina, mas não abandonou a sua fé. Após autorização do Vaticano, casou-se, constituiu família e, ingressou na educação, como professor nas universidades de Goiás e Brasília e principiou na arte de escrever e já lançou diversas obras, dentre elas, Matrimônio Loteria do Amor (Edições Paulinas), Evangelho Político (Editora UCG),  Pensando sobre Aids (Editora Santuário de Aparecida). E agora lança em Sacramento mais dois livros.
A obra 'Direitos Humanos e Promoção Social' é baseada em documentos da Igreja Católica e  escrito por quem vivenciou de perto, quando a Igreja Católica passava por profundas mudanças e não poupava represálias contra movimentos internos como conotações sociopolíticas.  O autor apresenta uma obra amplamente documentada a respeito do discurso político da Igreja Católica Romana, desde seus primórdios políticos até meados de 1980, com análise de mensagens sociais dos papas Leo XIII, Pio XI, Pio XII, João XXIII, o início do pontificado de João Paulo II, etc.
 Já a obra 'Contos de um caminhante: Memórias do Missionário Andarilho' traz a trajetória de vida do padre redentorista Helvécio Azevedo Tóffuli, um missionário que dedicou seus dias no encontro de pobres e necessitados em suas jornadas missionárias, colocando-se como um andarilho por lugares mais afastados.
“- Conheci Pe. Helvécio nos anos 50, quando fui seminarista em Aparecida (SP), no seminário Santo Afonso, com apenas dez anos de idade, onde ele era professor e orientador da turma. (...) Um dia ele resolveu seguir os caminhos de Jesus, tornando-se missionário junto ao povo mais necessitado. Sua caminhada se deu nos anos 70 e 80, tornando-se o caminhante à beira das estradas da vida”, lembrou.
O lançamento e autógrafos dos dois livros será na próxima sexta-feira 10, às 19h30, no Instituto Madiba, na rua São Pedro.