O missionário redentorista, Pe. Braz Romeiro Portes (foto), preside celebração na Basílica do Santíssimo Sacramento, neste domingo 1º, em missa de Ação de Graças, às 19h30, pelos seus 25 anos de ordenação sacerdotal.
Padre Braz é presença forte em Sacramento, pois aqui iniciou o seu ministério, logo após sua ordenação em 1991, aqui permanecendo por quatro anos, dedicando-se, sobretudo, ao atendimento das comunidades rurais. Foi parte ativa para a criação e fundação da comunidade Divino Espírito Santo, ainda como diácono em 1990. Já ordenado, padre Braz celebrou a primeira missa na comunidade, no ano seguinte.
Mineiro de Santa Margarida , Padre Braz, 57, ingressou no Seminário Santo Afonso, em Aparecida em 1978, onde cursou o ensino médio e a Faculdade de Filosofia. Em 1985 fez o noviciado em Tietê e lá fez a profissão religiosa em 86, seguindo para o curso de Teologia, no Itesp. Concluído o curso de Teologia e feita a Profissão Perpétua, padre Braz veio para Sacramento, onde recebeu a Ordem do Diaconato na Matriz Nossa Senhora do Patrocínio de Sacramento MG, por imposição das mãos de Dom Benedito de Ulhoa Vieira. Em 13/07/1991, foi ordenado sacerdote em São Domingos, município de Santa Margarida, por Dom Pedro Fré, então bispo de Barretos (SP).
Padre Braz permaneceu em Sacramento até 1995, quando então foi transferido para Aparecida, a fim de trabalhar na Pastoral dos Romeiros. Depois de vários anos em Aparecida, integrou a equipe missionária de São João da Boa Vista, onde residiu por três anos (2003/2005) e pregando as santas Missões Populares em dezenas de paróquias e comunidades.
Entre 2006 a 2008, mudou-se para Tietê SP, ainda na Equipe Missionária. Depois de seis anos, em 2009, padre Braz retornou ao Santuário Nacional, em Aparecida SP, mais uma vez para a Pastoral dos Romeiros onde permaneceu até o início deste ano, sendo então transferido para a cidade de Miracatu, no Vale da Ribeira, região sul do estado de São Paulo, para trabalhar com mais de 40 comunidades da Paróquia Nossa Senhora das Dores.