A Orquestra de Violas e o Coral de Violas de Sacramento realizaram na noite do último sábado 8, na Casa da Cultura Sérgio Pacheco sua apresentação oficial à cidade, após se constituírem como entidades jurídicas sob a denominação de Assciação Cultural Viola Viva de Sacramento (Assovia), tendo como presidente, José Américo de Oliveira. (Veja histórico) tiveram sua Casa da Cultura lotada, muitos aplausos na gostosa noite musical na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, no sábado (9), a partir das 20h, para prestigiar e aplaudir a Orquestra e o Coral de Violas de Sacramento. No repertório, clássicos da música sertaneja raiz, como: Chico Mineiro, Menino da Porteira, Chalana, Saudade da Minha Terra e outras como Amor de Primavera, Porta do Mundo, Caminheiro, Tarantela, Anunciação, Pagode em Brasília. Destaque para a abertura da apresentação, ao som de berrantes e a música, “O Milionário”, de Os Incríveis, banda musical de pop rock dos anos 60 e 70 e, no encerramento, a Ave Maria, muito bem interpretadas pelos músicos da orquestra. Outro destaque foi a participação especial do garoto, Gustavo da Sanfona, filho do Carlão do Varejão, acompanhado de Josimar e dos integrantes da Orquestra, Daniel e Denim. Além das duplas e trios formados por integrantes da Orquestra e Coral, com belas apresentações: Daniel e Joaquim Ribeiro; Augusto Violeiro e Rafael Nunes; Pedrinho Marques e Mário Carvalho (Chumbrega); Branco Manata, José Pedro e De Santi; Paulo Vitor, Guilherme Gobbo e Aquiles.
Resumo histórico da Orquestra de Violas de Sacramento
A viola é por excelência um instrumento musical do meio rural, sendo muito disseminada em nosso país, e encontrada nos mais distantes rincões do sertão brasileiro. E por que não em nossa região e em nossa cidade.
Admiradores da música raiz e de um modo geral, da arte e da cultura, alguns amigos aqui de Sacramento, como Luciano Gobbo, Arnaldo Santana, Pedrinho Marques e outros, resolveram dar vida a um projeto de moda de viola, criando uma orquestra de violeiros para cultuarem a boa e eterna música caipira.
No início do ano de 2013, fizeram uma primeira reunião e convidaram os músicos: Vadinho, Cleomar Furtado (Crei), Luizão De Faveri, Valdir Viola, Fausto, Laércio, Adriano, Paulo Bessa, Denner Devós, Vinicius Violeiro, Dito e outros, de onde saiu a primeira diretoria, tendo como primeiro presidente, Pedrinho Marques e, vice-presidente, Mário Carvalho... Estava criada a Orquestra de Violas de Sacramento.
Começaram os ensaios na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, às segundas-feiras, com outros músicos aderindo ao projeto,Wender, Willian Magnabosco, Pablo Bizinoto, Jordana Melo, Gilson, Fábio Bizinoto, tendo alguns desistido.
Atualmente, a orquestra é formada pelo maestro Crei e os violeiros, Augusto Violeiro, Luizão De Fáveri, Dito, Neire Vieira, José Antônio Ribeiro, Vitor Oliveira, Guilherme Gobbo, Antony Felizardo Rosa, Daniel Ribeiro, Paulo Vitor, Rafael Nunes, Pâmela Soares e, na percussão, Dener Roberto Santana (Denim).
A estreia da Orquestra de Violas foi no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, em maio de 2013, em memorável apresentação.
A família dos violeiros estava sempre presente, dando o apoio necessário e o incentivo na busca do constante aperfeiçoamento. Depois de um convite para tocar na coroação de Nossa Senhora da Abadia no ano de 2014, o professor Cleomar teve a ideia de formar também, o Coral da Viola, formado pelos pais e mães dos violeiros.
Alguns desistiram, outros, porém, permanecem até o momento presente, Aquiles, Marirene, Pedrinho Marques, Mário Carvalho, Elaine Felizardo, João Jarnaldo, Antônio Carlos (Da Lua), Joaquim Ribeiro, Eida Ribeiro, Larissa Ribeiro, Sandra De Fáveri, e as mais novas integrantes, Dulce Valéria, Dulce Magnabosco e Arlete Marcondes Silva. Em saudosa memória, nossa companheira Lucia teve sua vida terrena interrompida e foi para a eternidade junto de Deus.
Hoje, como entidade jurídica, a Orquestra de Viola de Sacramento e o Coral de Violas são administrados pela Associação Cultural Viola Viva de Sacramento (Assoviva), uma instituição sem fins lucrativos com CNPJ, estatutos próprios e uma nova diretoria eleita: Presidente José Américo de Oliveira; Vice-Presidente Ivan Rosa Gomides; Tesoureiro Luizão De Fáveri; Secretária Shirley Gobbo; Diretor de Eventos e Marketing Aquiles Ribeiro da Cunha, e a equipe de apoio composta de: Fábio Gobbo, José Vieira e Ismar Magnabosco.
Este projeto, além da parte artística e cultural, tem um cunho social muito relevante. Visa a integração dos jovens músicos, à maturidade dos violeiros mais experientes, constituindo assim, a 'Família da Viola'.
Ao longo desses três anos de existência, a Orquestra de Viola de Sacramento já realizou quase 30 apresentações em eventos diversos na cidade e região. (Fonte: Ivan Rosa Gomides)