Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

MPF investiga fraudes no Bolsa Família

Edição nº 1527 - 22 de Julho de 2016

Um levantamento feito pelo Ministério Público Federal apontou suspeitas de fraudes no pagamento do programa Bolsa Família que podem ultrapassar  R$ 2,5 bilhões e 1,4 milhão de beneficiários em todo o país.
Entre as irregularidades encontradas pelo órgão há saques realizados em nome de pessoas que já morreram, indivíduos sem CPF ou com CPFs múltiplos, além de pessoas que estariam recebendo o benefício sem ter direito, como servidores públicos,  doadores de campanhas políticas e servidores públicos que no cadastramento inserem dados falsos no CadÚnico do governo em benefício de terceiros e de si mesmos. O levantamento faz parte de um projeto lançado pela Procuradoria Geral l da República, que e tem como objetivo combater as fraudes do programa.
Essas irregularidades foram identificadas em pagamentos feitos em 2013 e 2014. O Ministério Público deu prazo de 30 dias para que o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário informe quais providências serão tomadas diante das possíveis fraudes identificadas.
O Ministério Público Federal já está oficializando as Prefeituras para realizar uma reavaliação nos cadastros do Programa Bolsa Família. Se comprovadas as suspeitas, o MPF vai exigir a devolução de valores e  os suspeitos identificados responderão pelo crime de estelionato. Caso fique comprovado que as prefeituras não cumpriram suas obrigações, elas também responderão judicialmente.