Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Missa marca reinauguração da praça da Abadia

Edição nº 1523 - 24 de Junho de 2016

O prefeito Bruno Scalon Cordeiro descerrou a placa que assinala a obra com o vice-prefeito, Geraldo Carvalho, o vereador Rafael Scalon Cordeiro e Pe. Eduardo. A seguir, ajoelhado diante da imagem, deixou sua mensagem de confiança à Mãe de Jesus e pediu proteção para a cidade  e seu povo e, reafirmou as palavras proferidas por Pe. Eduardo, na homilia, pediu também cuidado e zelo com aquele patrimônio público.
“- Fogos aos céus a ela, Nossa Senhora da Abadia, que foi restaurada pela Profa. Maristela Borges Tura e entregue aos moradores  junto com a revitalização da praça que há muito necessitava de cuidados, sobretudo, iluminação. Não medimos esforços para  atender às necessidades de nosso povo e tudo tem a sua hora. Há quantos anos essa praça precisava de uma atenção especial e hoje está aqui revitalizada, iluminada, limpa, com a imagem restaurada”, disse agradecendo a presença de padre Eduardo e da comunidade presente.
O vereador Rafael Scalon Cordeiro também discursou destacando a importância da revitalização da praça e restauração da imagem, que  há 28 anos ocupa lugar de destaque no centro da praça.
A solenidade foi abrilhantada pelo trio Josimar (teclado),  Gustavo (acordeom) e Elias (percussão).

 

'A arte do cuidado deve ser de todos

Na homilia, padre Eduardo, primeiro pároco da paróquia de Nossa Senhora d'Abadia, baseando-se no Evangelho de Lucas (Lc 1,39-56), no servir de Maria à prima Isabel, pediu mais zelo com a praça.
“- As coisas públicas, nós financiamos, nós pagamos e tem gente que vem e destrói. 'Res publica', quer dizer coisa do povo, coisa pública, por isso a arte do cuidado não é só do prefeito, mas de todos. A arte do cuidado, de sair da zona de conforto nos é ensinada por Maria, que atravessa montanhas, sobe um desfiladeiro imenso, onde hoje há uma bela capela com os dogmas de Nossa Senhora, para servir, cuidar da prima idosa. E nessa noite aqui, ela está nos ensinando a arte do cuidado, de cuidar daquilo que é nosso.
Como essa praça estava feia, sem iluminação. Como estava feia a imagem. Que Nossa Senhora consiga entrar no seu coração hoje com essa arte do cuidado, para que vocês dispensem o cuidado necessário uns com os outros e com a coisa pública. Se não aprendermos a cuidar da coisa pública, que é de todos, como vamos cuidar uns dos outros?”, disse o pároco.
A praça, que foi construída pelo então prefeito Luiz Magnabosco e inaugurada em 15 de agosto de 1988,  há tempos vinha em total abandono sendo motivo de inúmeras críticas na imprensa local e nas redes sociais, ganhou limpeza nos canteiros e a grama aparada,  árvores podadas e o plantio de novas mudas, bancos  restaurados nova iluminação.
O destaque vai para a beleza da imagem, restaurada pela artista plástica, Maristela Borges Tura, que se sentiu realizada, pois a imagem fica de frente para sua residência na praça.  “Ela sempre olha para minha casa. Toda vez que abrimos  a porta de casa, ela está nos olhando e há tempos eu  queria restaurá-la. Ela nunca teve uma restauração de fato, o que tinha era uma tinta que os pintores passavam. Mas não  restaurei antes, porque a praça estava muito suja, abandonada e agora com a revitalização, pedi pra fazer a restauração. Antes eu enxergava um ponto branco desgastado, agora vejo a bela imagem”, afirma, destacando ainda a iluminação de sua rua.
“- São 26 anos morando aqui em frente à praça e nunca tivemos um poste para iluminar a rua e agora a iluminação chega aqui também, que bom!”, relembrou Maristela, agradecendo as benfeitorias em nome dos moradores.
Pelo trabalho realizado como voluntária, a artista recebeu do prefeito Bruno Cordeiro o reconhecimento do município expressado através de uma placa de agradecimento.