Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Mais um Pró Genética

Edição nº 1526 - 15 de Julho de 2016

A Emater, em parceria com a ABCZ, e outras entidades do setor, Sindicato dos Produtores Rurais, Laticínio Scala, Secretaria de Agricultura e Pecuária do município, além dos agentes financiadores, Banco do Brasil e Sicoob Sacramento, realizou no último dia 8, no Leilão Bela Vista, a 7ª Feira de Touros do Pró-Genética.
Foram oferecidos aos interessados 27 touros puros de origem (PO) das raças Nelore, Guzerá, Tabapuã e Sindi com registro genealógico definitivo, exame andrológico positivo e teste negativo de brucelose e tuberculose. O objetivo do programa é contribuir, através das feiras de touros de alta qualidade genética em todo o Estado, para o melhoramento dos rebanhos de maneira mais acessível a todos os produtores, principalmente os pequenos e médios pecuaristas.
Em duas horas de feira, 50% dos animais colocados à venda já haviam sido comercializados, conforme avaliou Edson Antonio Simielli Filho, do Pro Genética. “No ano passado tivemos um resultado excelente, mas este ano está sendo bem acima do esperado. A aceitação dos produtores é muito grande com a feira e isso tem muito a contribuir com a qualidade do rebanho no município”, destacou.
De acordo com Simielli, em 2015, a ABCZ fechou o ano com 38 feiras em todo o Estado, com a comercialização de cerca  de 550 reprodutores, uma média de 14,4 touros por feira. Nos demais estados foram comercializados 776 touros em  55 feiras, com  uma média de 14,1 touros por feira. Com isso, a tendência é apurar a genética bovina no país, conforme justificou: “O programa visa a melhoria da genética do rebanho brasileiro,  através de touros zebuínos PO, altamente produtivos, gerando animais de alta linhagem”, explicou.
Elogiando os parceiros, afirmou que “a Emater e o Sindicato Rural vêm fazendo um  bom trabalho junto aos produtores, pois a cada ano vem aumentando mais e mais os interessados”. Um detalhe curioso apontado por Simielli é a compra conjunta de touros. “Temos vários casos de proprietários vizinhos de cerca, com um número pequeno de matrizes, os dois se juntam e adquirem um reprodutor para servir as duas propriedades”.
 O veterinário Alisson Rodrigues de Jesus Souza, da Emater local, principal responsável pela feira e que trabalha na organização desde a primeira feira em 2010, mostrou o crescimento do evento. “Não tenho aqui o número de touros adquiridos na feira, mas, com certeza, passam de 100, provando que a feira foi consolidada, pois mostra um resultado anual cada vez melhor. Isso tudo é resultado do trabalho da Emater, dos animais adquiridos e de sua produção, aliás esta é a melhor propaganda”, afirmou.

 

Investimento compensa

Hermógenes Vicente Ribeiro, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, falando ao ET disse que a importância da feira está no fato de que o produtor leva para a propriedade um animal de alta genética, que vai dar para o rebanho um resultado muito positivo.
“- O produtor vai ter uma bezerrada com alta qualidade e com uma boa rentabilidade. Isso já está sendo constatado no município, inclusive, produtores que compraram anteriormente estão voltando para novos negócios, porque com poucos bezerros ele paga o touro, então compensa fazer o  investimento”, comparou, informando que a  média de preço dos touros vendidos ficou  entre  R$ 6.500,00 a R$ 7mil.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Joaquim Rosa Pinheiro faz também uma avaliação muito positiva das feiras. “O mais importante é a demanda, a procura é grande e a intenção é muito bem vinda. A partir do momento que produtores ofertam seus animais, além de divulgarem seu produto, estão ajudando nesse processo de aprimoramento, o que é muito importante para o município. O produtor ganha, o sindicato ganha, o município ganha e também os vendedores ganham, porque têm trazido animais registrados, com qualidade muito acima da esperada”, avaliou, parabenizando os organizadores em nome da Prefeitura.
 O gerente de negócios do Sicoob Sacramento, Paulimar Bizinoto, instituição presente há quatro anos nas feiras, destacou o trabalho da cooperativa junto aos seus associados. “Esse é mais um beneficio do Sicoob, exclusivo para os seus associados, e o resultado tem sido excelente. Temos bons testemunhos de associados que adquiriram reprodutores e já estão vendo a diferença. Uma associada, que adquiriu um reprodutor na primeira vez que financiamos, esteve na cooperativa agradecendo a oportunidade pelo melhoramento genético de seu rebanho, e já pensando em comprar mais”, exemplificou.