Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

A magia do circo em Sacramento

Edição nº 1507 - 4 de Março de 2016

“O circo chegou! O circo chegou!.. E o palhaço o que é? É ladrão de mulher!!” Gritava a molecada nos tempos idos quando algum circo chegava a Sacramento... Bons e velhos tempos, longe da TV e muito mais do feicebuque... E os tempos passam... o circo vivendo suas crises, o fim dos animais selvagens que entretiam o público no picadeiro, as emoções dos trapezistas, a criatividade e o lirismo dos palhaços... O circo não morre nunca! O parágrafo que abre esta reportagem bem poderia ser transformado numa crônica belíssima sobre o circo. Mas quem diz que não é? Finalzinho de uma pequena temporada na cidade, o Circo Broadway continua encantando o respeitável público. A criançada, pais, mães, famílias inteiras, adultos e idosos todos prestigiando e vivendo a magia circense nesses últimos 15 dias. Veja um pouquinho de sua história.

 

O Circo Broadway...
é uma das grandes companhias circenses do país e, de acordo com o relações pública, Luiz Antonio Portugal, a companhia existe há 37 anos, já vivendo sua terceira geração. “A família é de tradição circense e ele vem passando de pais para filhos. Os atuais proprietários são os Ramito, o pai Ronaldo e o filho trapezista, Roger”, informa, admitindo que os proprietários têm suas origens na Espanha. “Todas ou a maioria das famílias tradicionais circenses têm suas origens na Europa, que é o berço do circo moderno, Espanha, Romênia, Inglaterra...”. A grande maioria de famílias circenses no Brasil é romena e espanhola.

O circo no Brasil...
praticamente desapareceu, Portugal explica que houve muitas transformações e houve uma seleção.  “O circo passou por muitas transformações, desde o circo de Nero, cuja diversão era o combate entre gladiadores ou jogar os cristãos na arena para serem devorados pelas feras, o circo veio se transformando até a chegada do circo moderno, na Inglaterra, no século XVIII,  com os Saltimbancos, artistas de rua que juntaram a trupe e formaram o circo, com seu picadeiro no centro, como é hoje, uma arena circular.

O circo passou por várias fases...
começando com o circo teatro, que foi o berço das novelas televisivas; houve a fase do sertanejo, onde muitos artistas, duplas, trios despontaram e começaram suas carreiras no circo. Veio a fase dos animais selvagens nos circos, como ocorria na Europa, que foi o boom do circo  brasileiro. Com a proibição de animais, no Brasil e no mundo todo, houve uma encolhida, uma queda muito grande. Hoje, valoriza-se a arte circense e foi isso que selecionou o circo, muitos circos pequenos e de médio porte não deram conta dessa transição e faliram. Circo, ao contrário do que se pensa  é uma atividade cara, artistas são caros. Para ter um circo como o nosso, o custo operacional é muito grande. A despesa começa pelo transporte, o cachê artístico para mantê-lo, tudo isso é muito oneroso”, reconhece.

O grande diferencial do Broadway...
está na sua organização. “Tudo que é bem organizado funciona bem, mesmo com toda a crise porque passa o pais”, diz o gerente, reconhecendo que o 'amor pelo circo' os mantém firmes. “Tudo que é feito com amor tende a vingar. Nós oferecemos várias atrações: tem gente que adora o globo da morte, outros gostam de acrobatas, trapezistas, que são a poesia do circo. O palhaço é o coração do circo, então oferecemos um mix de atrações para atrair o público. Hoje temos que unir a modernidade com a tradição do circo, juntando tecnologia e visual. Temos aqui é uma fábrica de ilusões que encanta e alegra o público.

Diferentemente do que vemos ...
diariamente pelas TVs e cinemas, o circo continua inocente. Hoje, o circo é uma das poucas diversões, senão a única que não mostra cena de violência, nem sexo, nem droga, como mostram outros meios de comunicação de massa. O circo continua inocente. E isso para nós torna-se um compromisso muito importante, porque a criança de hoje será o espectador do circo de amanhã. Aliás, outro diferencial do Circo Broadway é conceder ingressos gratuitos a estudantes, crianças de creches e entidades beneficentes, instituições como asilos, escolinhas das APAEs. Fazemos uma parceria com a Funarte no sentido de oferecer este trabalho com escolas, como uma forma de resgatar a criança, mostrar essa arte que muitas vezes a criançada não tem acesso.
E todos puderam ver e se contagiar pela alegria de ver os  variados bailados em acrobacias aéreas, se misturarem à beleza e elegância dos artistas; a alegria dos palhaços, a emoção da magia e também a forte adrenalina dos motoqueiros do Globo da Morte e dos corajosos trapezistas.

Artista é como jogador de futebol...
se desponta como um craque, logo é requisitado por um time maior... Vai para a Europa onde estão também os grandes circos. E como são contratados por temporada, a rotatividade é grande e um problema para o circo. No Circo Broadway temos em torno de 50 funcionários, a metade é representada pelo pessoal da sustentação, com vínculo empregatício com a empresa, os demais são artistas contratados, alguns formados na casa, em especial os filhos dos artistas que fazem parte da família proprietária. Temos como que uma Escolinha dentro do circo, mesmo porque o Brasil só tem duas escolas circenses, ao contrário da Europa.

O circo é uma grande família...
com quase todo o pessoal morando nos trailers de apartamentos que acompanham o circo. “A obrigação do artista é com o espetáculo e a vida dele é por sua conta. Os casados têm seu trailer, assim como os artistas. Para os demais, os solteiros, temos trailers de apartamentos, divididos em várias equipes – montagem,  marketing, limpeza, manutenção, formando uma grande família. A alimentação é terceirizada. As crianças estudam 15 dias num lugar, dez dias noutro. A lei nos garante isso, informa mais Luiz Portugal.
 O circo não para. E, de acordo com Luiz Antônio Portugal, o Broadway já viajou pelo país inteiro, todas as capitais e países vizinhos. Mas nem sempre são bem recebidos. “Sofremos muito preconceito, bullying até por parte de prefeituras,  a ponto de termos que recorrer à liminar para montar o circo na cidade. A vida circense não é fácil, além de sermos itinerantes, ainda temos estes problemas, tudo isso por amor à arte”.
 
O circo Broadway nasceu...
em 1979, em Minas Gerais. Considerado de grande porte, a companhia nasceu no berço da Família Ramito, importante linhagem tradicional de circo. A rica história de trabalho, união e persistência por este chão brasileiro é reconhecida como um exemplo de superação e força de vontade, pois conseguiram transformar os obstáculos em oportunidades para amadurecer e galgar espaços, tanto no mercado quanto no coração do público. (Veja mais sobre o Circo Broadway na internet)

A estrutura do Circo Broadway...
tem capacidade para  1.400 lugares e uma praça de alimentação completa, além de sanitários modernos, fraldário, acessibilidade para cadeirantes e segurança. Dispõe de sofisticados equipamentos de som e iluminação. A tenda é impermeável e anti-chamas, sustentada por pilares que medem 18 metros de altura. No interior do Circo, o sistema de cadeiras panorâmicas possibilita que o público desfrute do espetáculo confortavelmente. Além disso, a estrutura possui saídas de emergências equipadas com luzes e extintores, tudo transportado por 14 carretas, que percorrem os estados do sul e sudeste, centro-oeste, norte e nordeste do Brasil, sempre levando a cultura circense e diversão às famílias do brasileiro com o mesmo objetivo, que é valorizar e fortalecer a cultura circense por onde passa.
  Últimos espetáculos: neste sábado e domingo.