O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) contabilizava 251 registros no Cadastro dos Grupos de Folias de Minas de 62 municípios. Os dados foram divulgados no dia 30 de março pelo órgão.
Nessa relação dos grupos já registrados, Uberaba tem o maior número de cadastros com 76 folias, seguido por Uberlândia, com 24. Constam outros municípios da região, como Frutal,1folia; Ibiá, 2; Cachoeira Dourada, 2; Ituiutaba, 4; Monte Carmelo, 9; Perdizes, 6 e Pirajuba,1.
Apesar do rico patrimônio cultural existente no município, 16 folias, até o momento, Sacramento não tem nenhuma folia cadastrada. A Prefeitura, responsável pelo cadastramento, tem até o final do mês para aprontar os papeis e registrar nosso rico patrimônio ligado às folias.
Lançado no dia 6 de janeiro, data que marca o Dia de Reis, o cadastro é uma iniciativa inédita do instituto, visto que os grupos apresentam suas tradições e serão registrados como patrimônio imaterial do Estado. Os municípios que se cadastrarem terão pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural. Para cadastrar suas folias de Reis, ternos e charolas basta acessar a plataforma disponível no site do Iepha até o dia 30 de abril.
De acordo com o Instituto, as informações sobre os grupos cadastrados serão sempre atualizadas pelo Instituto que procurará manter um diálogo cada vez mais próximo com todos os municípios de Minas e seus acervos culturais.
Para consultar os municípios e os grupos cadastrados basta acessar o link na página www.iepha.mg.gov.br/banco-de-noticias.