Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

A história da Praça da Gameleira

Edição nº 1517 - 13 de Maio de 2016

A praça Edalides Millan de Resende tem história. A linda foto que ilustra este texto, enviado gentilmente pelo historiador Amir Salomão Jacób, mostra ainda a velha Gameleira  que ficava no centro da praça, razão de sua  denominação popular, até os anos 80.

Praça da Gameleira, como era conhecida no tempo dessa fotografia (início dos anos 70), mas na verdade se chamava Praça João Pessoa e tinha sido um dia (1918) Praça da República, hoje chama-se Praça Edalides Millan de Resende.
Essa era para ser uma praça no alto do bairro Chafariz, mas a área foi ocupada por prédio público.
Nessa praça da foto o ex-prefeito Hugo Rodrigues da Cunha (gestão 1973-1976) construiu a Escola Técnica Municipal de Contabilidade, que depois, no governo do ex-prefeito José Alberto, projetou-se a Casa da Criança (inaugurada no governo de Joaquim Rosa Pinheiro). No governo do então prefeito Nobuhiro Karashima virou Unidade Básica de Saúde (UBS). No governo seguinte, do ex-prefeito Joaquim Rosa Pinheiro se tornou Centro de Especialidades Odontológicas como é até hoje.
Essas informações que coloco aqui, em momento algum, pretendem criticar administrações de quem quer que seja, mas apenas um relatório documental da história do lugar, mais nada. Quem construiu ou quem ampliou, quem mudou nomes e atividades, acredito eu, teve justificativas para tais procedimentos na época, e isso eu não analiso aqui, pelo contrário, manifesto publicamente minha amizade e consideração por esses ex-prefeitos.
Tanto é verdade esse sentimento meu que eu também me insiro nessas modificações. Em 1984 morreu em São Carlos e foi sepultada em Sacramento a Dona Edalides Millan de Resende (irmã de Eurípedes Barsanulfo). No seu sepultamento, foi chamada pelos oradores na Câmara Municipal de "a mais caridosa das filhas de Sacramento".
Eu era vereador na época e achei justo homenagear aquela mulher com um nome público. A praça João Pessoa tinha um nome de uma pessoa totalmente estranha à nossa história local.
Existiam naquele local somente quatro casas, duas aparecem lá em cima, na foto, mais a do Sr. Valdo Carroceiro e a vivenda do Dr. Felipe Venites..
Visitei os moradores e perguntei se haveria motivo de discórdia em mudar o nome daquele local para o de dona Edalides. Nenhum constrangimento, daí apresentei o projeto e a praça (que não é praça pelo conjunto de construção) passou a homenagear aquela mulher sublime e caridosa que foi dona Edalides Resende.
Em tempos passados a "Praça da Gameleira" era corredor de boiadas, descanso para boiadeiros e palco de acampamento de ciganos. Circos também que passavam pela cidade ali montavam lona e a molecada do bairro tinha ali um "campinho" de futebol.
Saudosa Praça da Gameleira, parte da história do Alto Chafariz.