O Governo Estadual publicou nessa terça-feira 20, a Lei 22.291, que extingue a Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Hidroex), criada em 2009.
Instalada em Frutal, as obras do Complexo Hidroex, avaliadas em R$ 200 milhões, estavam paralisadas desde setembro de 2014. Em 2015, o governo efetuou pagamento de aproximadamente R$ 17 milhões, referentes a obras realizadas e não pagas pela gestão anterior.
A Cidade das Águas, como é conhecida, é alvo de investigação da Controladoria-Geral do Estado devido ao alto custo de instalação, com obras inacabadas e espaço ocioso, tendo como principal envolvido, o ex-secretário do governo de Minas, Nárcio da Silveira, do PSDB.
Com a extinção da Hidroex, com uma reestruturação administrativa apresentada pelo Executivo e aprovada pela Assembleia Legislativa, a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), que possui campus em Frutal assume as responsabilidades e obrigações quanto aos programas, projetos, contratos e convênios celebrados.