Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Governador distrital visita Rotary Club

Edição nº 1548 - 09 de Dezembro de 2016

O Rotary Clube de Sacramento e Casa da Amizade estiveram em festa nessa segunda-feira 25 com a visita do governador do Distrito 4770, Cleiber Rogério Rodrigues, e da coordenadora das Casas da Amizade, Leidna de Castro Cardoso; da governadora assistente, Sueli Rosa Lima, e da coordenadora assistente das Casas da Amizade, Maria Abadia Leopoldino
 de Sá Caetano.

A tarde foi de agenda cheia, com visitas de praxe feitas ao prefeito Bruno Scalon Cordeiro e a entidades assistidas pela instituição, além de reuniões com as diretorias do Rotary, Casa da Amizade e Interact. A visita encerrou com uma reunião festiva no Recanto Prof. José Silveira, sede social do clube.
 Para a presidente do Rotary Club, Profa. Cirlene da Glória Melo Borges, a visita da governadoria é sempre esperada com ansiedade. “Uma reunião muito importante, porque é através dessas visitas que ele nos passa funções, ações, que podemos desenvolver, além disso há as visitas e a oportunidade de apresentarmos os nossos projetos. Cada visita dessas é uma injeção de ânimo, muito fortalecedora”, afirma a presidente. 
A também professora, Nilda Iva de Oliveira, presidente da Casa da Amizade, completa: “É uma troca de experiência, porque a presidente Leidna, além de conhecer os nossos trabalhos, nos traz novas ideias, sugestões e se disse encantada com a Casa do Menor Rosa da Matta, entidade assistida por nós este ano”, destaca, conclamando as colegas: “Vamos vestir a camisa da Casa da Amizade com simplicidade e  união sempre em prol da sociedade, sobretudo, os necessitados e dar sempre o respaldo necessário de que o Rotary precisa”.
 O prefeito Bruno Scalon Cordeiro, rotariano, responsável pela apresentação do Governador, Cleiber Rogério Rodrigues, destaca a importância da visita.
“- Sacramento se sente envaidecida por receber essa visita. E, sobretudo, é um momento de extrema importância para o clube, porque solidifica o trabalho de tantos homens e mulheres que compõem a instituição, e nos encoraja ainda mais a continuar este trabalho”.  

 

Governador: “O que vi hoje é uma felicidade e tanto...

Durante o seu mandato de um ano, o casal Cleiber Rogério e Leidna, residente em Itumbiara (GO), mas que pertence ao Rotary Clube de Araporã (MG), tem a missão de visitar os 82 clubes, entre eles, 57 Casas da Amizade, 40 clubes de jovens, Interacts e Rotaracts que compõem o Distrito 4770, que compreende o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba; o centro-sul de Goiás e três clubes no Mato Grosso. Na presidência da governadoria, o Rotary imita a política 'café com leite', isto é, um ano o presidente vem de Minas, o outro, de Goiás.
“Semanalmente atravessamos a ponte para participarmos das reuniões no nosso clube em Araporã”, revela Leidna, que avalia a visita a Sacramento, o 54º clube visitado desde a posse no mês de julho.
“- A gente vem trazer motivação e ver o que vi hoje é uma felicidade e tanto, um companheirismo e união repletos de amizade com as damas da Casa da Amizade atuando naquilo que a comunidade precisa e caminhando junto com o Rotary”, elogia.
De acordo com a coordenadora, as principais necessidades detectadas nas cidades visitadas são a carência das entidades filantrópicas que assistem crianças e idosos.
“- A prioridade é voltada para as creches e asilos, cujas necessidades são muito maiores. Percebemos ao longo dessas visitas que muitas instituições estão em situações muito precárias, por isso a importância desse trabalho das Casas da Amizade tentando suprir parte dessas necessidades”, enfatiza.
Finalizando, Leidna informa  que as 57 casas da amizade em atividade reúnem hoje mais de mil companheiros, um crescente número que é formando não apenas de rotarianos, nem apenas só de mulheres.
“- A Casa da Amizade não é formada só por esposas de rotarianos, isto é, outras mulheres da sociedade que quiserem exercer o voluntarismo podem fazer parte da Casa, assim como os  homens também podem fazer parte, enfim, todos aqueles que têm o ideal de servir podem fazer parte da Casa da Amizade”, ressalta Leidna, em entrevista ao ET logo após reunião com todas as damas para discutir os projetos rotários.

 

“Precisamos voltar a fazer pamonhas’’

No encerramento da reunião festiva,  o governador Cleider deixou uma mensagem de otimismo e trabalho aos rotarianos, destacando como tema, a 'Família Rotária'. Explanando de forma eloquente sobre o tema, elaborou uma metáfora interessante, afirmando que as famílias precisam a voltar a fazer pamonha.
“- As famílias consanguíneas, antes amigas e solidárias umas com as outras, infelizmente, hoje, estão se distanciando devido ao excessivo uso das redes sociais”, afirmou,  perguntando:   “Quem gosta de pamonha? Como bons mineiros todos gostamos e sabemos fazer pamonhas, só que estamos esquecendo. E o melhor da pamonha é saboreá-la depois de pronta, mas o ato de fazer a pamonha, atividade que reunia toda a família e rolava boa prosa, boas amizades, boas interações. Precisamos voltar a fazer pamonha, isto é, resgatar o  diálogo, a conversa em família”, afirmou, dando uma bela lição de vida sobre a Família. 
“- Nosso foco será a Família Rotária, somos a maior família do bem no mundo, com 1,3 milhões de associados e convidar àqueles que têm um perfil de servir, que venham aumentar essa família, com a certeza de que não há dinheiro que pague essas ações realizadas”, conclamou, enumerando alguns projetos do Rotary International.
 Dos mais de 100 países que apresentavam índices altíssimos da poliomielite, em 1985,  hoje, depois das ações encetadas pelo Rotary visando sua erradicação, apenas três ainda convivem com o vírus,   Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Esses três países apresentam  ainda 26 casos, que logo também erradicados. E como é bom ver o sorriso, o resultado das pessoas se verem livres desse vírus, é gratificante. Receber o 'muito obrigado' com um abraço fraterno, esse é o maior pagamento que nós rotarianos recebemos”, frisou, finalizando com uma citação do Papa Francisco sobre a Família.

 

“Temos que louvar o Rotary de Sacramento por suas ações”

Em entrevista ao ET, Cleiber Rodrigues, fala da satisfação e importância da visita aos clubes do distrito. “É nesses momentos que conhecemos de perto os projetos  do clube junto à comunidade, os projetos humanitários e de companheirismo e isso para nós é uma satisfação. Trazemos também a mensagem do nosso presidente Internacional Jhon Germ, nesse ano que temos como lema rotário 'Rotary a Serviço da Humanidade', que tem suas metas e, temos que levá-las a cada clube”, justifica, fazendo uma avaliação positiva do Rotary local.
“Como líder  estou muito satisfeito por ver que a família rotária de Sacramento está cumprindo o seu papel, as metas solicitadas, principalmente nas ações  comunitárias, porque todos os clubes do mundo estão focados no lema deste ano e Sacramento não é diferente, está dentro das metas. Visitamos trabalhos maravilhosos como o 'Banco de Cadeiras de Rodas, o apoio e patrocínio ao Interact, que aqui reúne mais de 50 jovens de 13 a 18 anos, um dos maiores do nosso distrito”, elogia.
Enumerando alguns dos projetos desenvolvidos pelo Rotary sacramentano, Cleiber destacou as ações realizadas: “Impressionou-me o trabalho junto às creches, os mil testes gratuitos de Hepatite C, o trabalho dos jovens no combate à dengue, o intercâmbio de jovens, com quatro deles aprovados na seletiva e tantos outros  projetos que são maravilhosos... Está de parabéns, temos que louvar o Rotary de Sacramento por suas ações”, cumprimentou.