Uma parceria entre o Governo de Minas Gerais - através da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Emater, Cooperativa de Produtores Rurais de Sete Lagoas (Coopersete) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Sete Lagoas é responsável pela ampliação do uso da cana de açúcar para alimentação do rebanho bovino. Desde 2013 a Epamig testa variedades melhoradas de cana e as disponibiliza para os produtores de leite do Estado. A ideia é viabilizar mudas de cana-de-açúcar produtivas e de qualidade para a alimentação do rebanho leiteiro.
Hoje, a Epamig tem cinco variedades de cana-de-açúcar melhoradas, que são fornecidas aos cooperados da Coopersete. A cooperativa seleciona anualmente os produtores de leite interessados, que recebem entre 2 mil a 5 mil quilos de cana para plantar. “Os produtores que recebem as mudas têm o compromisso de implantar o canavial em suas propriedades e, na primeira colheita, precisam colocar metade da cana à disposição de outros produtores e cooperados, na forma de mudas”, ressalta Macedo.
As variedades disponibilizadas para a multiplicação, RB86-7515, RB92-8064, RB92579, RB98710, IACSP93-3046, além de terem bom potencial produtivo e nutritivo, são apropriadas também para outros fins, como fabricação de cachaça, rapadura e açúcar mascavo.
Redução de custos
Morador de Sete Lagoas, o produtor rural Marcelo Candiotto, 60 anos, foi um dos primeiros multiplicadores do projeto. “Antes, eu não tinha cana aqui para alimentar o gado. Hoje, tenho diversas variedades, mas a que mais se destaca é a RB86-7515, que recebi da Epamig, porque, além de ser mais produtiva e aguentar bem a seca, ela não tem aquele pelinho da cana que dá coceira quando a gente colhe”, relata.
De 2013 até agora, 20 produtores cooperados receberam cerca de 100 mil quilos de mudas das cinco variedades melhoradas. Essa quantidade de mudas fornecidas possibilitou a formação de dez novos hectares de viveiros multiplicadores, o que, por sua vez, permite produzir mudas suficientes para o plantio de mais 90 hectares de canaviais na região. “Para cada hectare de muda, são produzidas plantas que permitem implantar até mais 10 hectares”, calcula o pesquisador da Epamig, Geraldo Macedo.
Chamada Pública do Leite
No ano passado, o produtor rural de Funilândia, Raul Diniz, 73 anos, recebeu uma das variedades melhoradas da Epamig. A cana plantada é utilizada para complementar a dieta do gado, que é reforçada com silagem de milho e sorgo. “Só que a cana dura muitos anos e é bem mais barata”, diz o produtor, avaliando: “Dou nota 10 para o programa. A cana é boa, e, se precisar, eu forneço mais mudas esse ano”.
A entrega das mudas ´será feita no início do período chuvoso, em novembro, devido a uma detecção da produtividade da cana, que é melhor nesta época.
“Apesar de os cooperados serem o público alvo, qualquer produtor interessado pode procurar a cooperativa para ser orientado e conseguir receber mudas, por exemplo, de um dos multiplicadores daquele ano”, explica o pesquisador Geraldo Macedo.