A bandeira tarifária de energia para o mês de abril será verde, sem custo para os consumidores. Três fatores principais contribuíram para a bandeira verde: a evolução positiva das chuvas, que recompõe os reservatórios das hidrelétricas; o aumento de energia disponível com redução de demanda; e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a cobrança será eliminada devido ao desligamento de usinas térmicas, que geram energia mais cara. Porém, a eliminação da cobrança extra em abril não significa que o sistema de bandeiras tarifárias será abolido. Se no futuro o governo necessitar ligar mais usinas térmicas novamente, a cobrança será retomada.
A bandeira será verde pela 1ª vez desde que o sistema entrou em vigor em janeiro de 2015 e de lá pra cá os brasileiros pagaram um total de R$ 14,712 bilhões a mais nas contas de luz. Com a mudança, não haverá custo adicional para os consumidores – hoje, a cobrança é de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos.