Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Circulo Orquidófilo realiza Feira de Orquídeas

Edição nº 1514 - 22 de Abril de 2016

O Circulo Orquidófilo de Sacramento (COS) realizou entre os dias 15 a 17 de abril, mais uma feira de Orquídeas, que teve lugar no salão do Sindicato dos Produtores Rurais, onde foram expostas 2 mil plantas para comercialização, todas do Orquidário Orquiflora, de Sorocaba. 
A Profa. Andreia Barbosa Lima, que assumiu a presidência do COS no início deste ano, fazendo uma avaliação positiva da feira, ressaltou que a feira é uma oportunidade de vendas e informações sobre o cultivo e manejo de orquídeas.
“- Foi uma feira muito boa, com muitas variedades do Orquidário Orquiflora, dos proprietários, Willian e Taciano, antigos parceiros do círculo, que vieram fortalecer as vendas e atender a demanda dos já cultivadores e de interessados que vêm para ver, gostam e levam uma muda. E, de repente, se tornam também orquidófilos”, comentou a presidenta, destacando que, ao lado das orquídeas, o Círculo trouxe também os produtos  para a manutenção, que às vezes são difíceis de ser encontrados na cidade
De acordo com Andreia, um dos primeiros objetivos do COS nesta gestão é aumentar o número, atualmente, apenas oito. “Para isso, precisamos popularizar o gosto pela orquídea. E esse primeiro intuito estamos prestes a atingir, pois já passamos de oito para 29 associados. Sacramento tem muita gente que cultiva orquídea”.
Taciana Figueiredo Lopes e o marido Willian José dos Reis Furquim, filho de um antigo orquidófilo de Sorocaba, fazem uma avaliação muito positiva do evento. “Essa é a terceira vez em Sacramento, onde conquistamos muitos clientes, colecionadores que gostam de orquídeas raras. Feiras são muito bom para o intercâmbio”, afirma Taciana, destacando as raridades que trouxe para a feira: Peristeria elata e que possui uma formação de pétalas mais ao centro da flor com aparência de uma pombinha  e são freqüentes nas florestas montanhosas úmidas do Panamá (América Central), Colômbia e Equador (América do Sul); a orquídea negra (Brasiliorchis schunkeana), dentre outras.
Gabriela Félix, orquidófila sacramentana se encantou com o que viu na feira e aproveitou para aumentar sua coleção, adquirindo algumas espécies. “Gosto muito de orquídeas e elas são meu hobby, gosto de deixar a casa bem florida. E, essa feira está muito boa, muitas variedades, plantas muito bonitas, uma oportunidade de a gente conhecer novidades”, avaliou.