Em entrevista ao ET, o tenente Roberto Procácio da Silva, Diretor Operacional da ABVMG, elogiou a responsabilidade dos concluintes, ressaltando o seu treinamento. “Sacramento está de parabéns por criar aqui dois grupamentos de bombeiros civis. As duas turmas totalizam quase 70 bombeiros formados e que vão atender a comunidade local em seus eventos em geral”, disse.
De acordo com o diretor, os bombeiros passaram por formação completa de combate a pequenos incêndios, salvamento terrestre, salvamento em altura no curso realizado em Sacramento e, também, por uma jornada de instrução em Belo Horizonte. Enaltecendo o comprometimento da turma, afirmou: “Nós detectamos ao longo do curso, bombeiros com elevado grau de comprometimento com a sociedade, por isso acreditamos que daqui por diante os resultados vão crescer”.
Falando sobre uma possibilidade de emprego desses jovens, o comandante Procácio destacou que o Instituto de Resseguro do Brasil prevê a liberação de bombeiros civis para trabalhar na área de segurança de empresas, nas cidades onde está instalada a unidade.
“- Não precisa ser bombeiro militar, basta ser bombeiro qualificado conforme a legislação, o que é bom, por exemplo, para o caso de Sacramento, que não comporta o bombeiro militar, embora acidentes não escolham oportunidade, nem localidade. No casode Sacramento, o bombeiro civil vai dar a primeira resposta, o que será um motivador para atrair o interesse de empresas para sua contratação”, estimulou, confirmando que está realmente satisfeito com o interesse dos sacramentanos.
O prefeito Bruno Cordeiro, um dos paraninfos das turmas, ao lado do delegado regional, Cezar Felipe Colombari da Silva e do deputado Marcos Montes, representado pelo presidente da Câmara, Mateus Pereira.
Leidiana Borges Alves é uma das mulheres a fazer parte do Grupamento de Bombeiros Civis Anjos da Vida e se confessa satisfeita e realizada com o curso. “É uma atividade que desde o primeiro momento me atraiu, porque trabalhamos com vidas. Então, o fato de poder salvar vidas, poder fazer alguma coisa para ajudar é muito bom. O fato de aprendermos alguma coisa com a intenção de ajudar o outro é gratificante, mesmo porque Sacramento não tem tantos recursos”, reconheceu.
De acordo com a profissional, os bombeiros têm noções básicas sobre vários tipos de salvamentos, mas destaca que é preciso se aperfeiçoar ainda mais. “O curso tem várias etapas que foram cumpridas com afinco e responsabilidade. Agora, é preciso nos aperfeiçoarmos cada vez mais, com treinamentos constantes. Enfim, gostei muito do curso e recomendo a todos, até porque o curso serve também para o nosso dia a dia”.
Os concluintes do curso de bombeiros
Anderson Tiago de Araujo
Douglas Gonçalves de Araujo
Fabio Euripedes Natal de Souza
Giancarlo de Oliveira Barbosa
Glayson Roberto Otavio Borges
Helio Batista Junior
Ivo Pereira dos Santos
Jhones Andre Lopes
Joandro Luiz Anselmo Bonetti
Jonathan Rafael De Melo
Leidiana Borges Alves
Leonardo Guimaraes Carvalho
Lidiana Melo Freitas
Luciene Emidio
Maelson Francisco Souza
Márcia Helena De Araújo
Marciel da Conceição Assis
Marcos Aurelio de Paula
Marlene Aparecida Borges
Matheus Araujo Santana
Matheus Thallisonn Francisco de Souza
Paola Gigliola Martins de Souza
Priscilla Edith Bizinoto Prado Borges
Sandra Benedita Oliveira Pavine
Tayson Justino Soares Pinto
Tiago Morales Ferreira
Vivian Alice De Souza Carvalho
Weverton Gonçalves da Silva
Willian Ramalho da Silva