Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade forma primeira turma de bombeiros civis

Edição nº 1500 - 15 Janeiro de 2016

Cerca de 35 bombeiros civis receberam o  certificado de conclusão de curso em solenidade realizada na noite do último sábado 9, no Ginásio Marquezinho, na presença da presidenta da Associação de Bombeiros Voluntários de Minas Gerais, Adriana Procácio; do tenente reformado e diretor do curso, Roberto Procácio; prefeito Bruno Scalon Cordeiro, paraninfo da turma; ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges;   demais  membros da ABV, Nilton Balbini, Tiago Fernandes, Wellington Alexander Rosa, dentre outros, além da presença de familiares e amigos dos formandos. Na noite anterior, na Igreja Matriz de Na. Sra. da Abadia, os formandos participaram da missa em ação de graças.
   Sob o comando do cabo Eduardo Mendes, os formandos, que compõem o Grupamento Verdade Sagrada, entraram no ginásio sob aplausos de um grande público (veja a lista no box). Após a oração da turma, proferida pelo aluno, Reginaldo Limiro Gomide, e juramento, pelo aluno Stevan Cândido Roque, a cerimônia prosseguiu com a entrega dos certificados, ficando a despedida por conta do formando  Mateus de Paula Pereira.
“- Ao escolhermos esse curso, tomamos uma decisão que mudaria nossas vidas. Escolhemos cuidar do próximo. Esse foi o motivo que nos fez querer estar aqui. (...) Todas as informações que aprendemos, todos os treinamentos por que passamos foram para desenvolver a habilidade de realizar a ação certa no momento correto. Daqui para frente, não podemos nos contentar com erros e sim almejarmos os acertos, pois não somos mais estudantes e, sim bombeiros...”, destacou.
Durante as solenidades foram homenageados pelos alunos bombeiros, os instrutores do curso: Cleiton Luciano (Psicologia e Sobrevivência), Cabo Eduardo Mendes (Defesa Civil), Luciano Ribeiro (Coordenador), Marcelo Ruggio (Salvamento Aquático), Tiago Fernandes (Atendimento Pré-Hospitalar), Wellington Alexander Rosa (Anatomia Humana), Pedro Catonni (Treinamento em Altura), Cleiton Rosa e Kelly (Segurança no Trabalho e Ordem  Unida), Anderson de Freitas (Combate a Incêndios), Ivair Moura (Análise de Risco) e o diretor, Roberto Procácio (Combate a Incêndio, Empreendedorismo  e Noções de Direito).
Ao instrutor, Tiago Fernandes, coube os agradecimentos em nome dos demais e, ao prefeito, Bruno Scalon Cordeiro, paraninfo da turma, coube o encerramento, quando enalteceu os formandos, destacando a sua importância para o município. “São homens e mulheres voluntários, que a partir de hoje são os bombeiros civis de Sacramento. Parabéns a vocês, são guerreiros, são pessoas de coração gigante, porque deixaram tempo, família afazeres para participar e colaborar com a nossa cidade. A missão não é fácil, mas Deus estará com vocês, nas suas ações, atitudes e na vida de vocês”, disse, agradecendo e cumprimentando os familiares e instrutores presentes.
 Finalizando, o prefeito Bruno Cordeiro, afirmou, para alegria da corporação, que o Sacramento Tênis Clube (Praça de Esportes) passa a ser o Quartel dos Bombeiros Civis de Sacramento. E, atendendo a um chamado da presidenta Dilma Rousseff, o prefeito Bruno Cordeorp convocou o grupamento para uma primeira ação concreta na cidade: o combate ao mosquito 'Aedes Egypsi'.

 

Coordenador elogia interesse da turma

De acordo com o satel Wellington Alexander Rosa, diretor pedagógico de projetos e instrutor da ABV, a turma de Sacramento foi uma das turmas com maior carga horária e maior número de formandos no Estado. “Enquanto diretor e instrutor do curso, eu não tenho dúvida nenhuma de afirmar que estão preparados para ações que vierem”, afirmou, destacando que o bombeiro civil faz tudo o que o bombeiro militar faz, o diferencial é que eles trabalham na iniciativa privada.
“- Eles estão preparados para socorro em vias públicas, combate a incêndios, primeiros socorros em ataques de animais peçonhentos, temos nove salva-vidas, brigadistas, todos prontos para o trabalho, todos muito bem preparados”, frisou.
Para o satel Wellington, a cidade sai ganhando com a formação do grupo, que pode ser contratado pela Prefeitura ou por empresas da iniciativa privada. “Apresentamos ao presidente da Câmara, Mateus Pereira, que concluiu o curso,  uma proposta de projeto de lei que cria o cargo de Bombeiro Municipal”, revelou.