Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cavalgada revive trecho Desemboque/Sacramento

Edição nº 1514 - 22 de Abril de 2016

A Comitiva Sertão da Farinha Podre realiza entre os dias 29/04 a 1º de Maio, a I Cavalgada Cultura e Solidariedade  Desemboque-Sacramento, um trajeto de 60 km, em prol da Santa casa de Misericórdia. Todo o dinheiro arrecadado será para ajudar na construção de uma tubulação de oxigênio no piso térreo da Santa Casa.  Outro objetivo da Comitiva é o resgate histórico do povoado, considerado o marco inicial de entrada para o povoado de todo o Alto Paranaíba e Triângulo, regiões denominadas no século XVIII de Sertão da Farinha Podre.
Segundo os  organizadores, o trajeto de 60 km que liga Sacramento ao povoado do Desemboque é uma trilha muito antiga, construída pelos moradores do povoado até Sacramento. O intuito dos organizadores é que a cavalga seja realizada anualmente, sempre com fins filantrópicos.
De acordo com Marly Cunha Leite, os cavaleiros sairão do Desemboque na manhã da sexta-feira, às 9h, seguirão  até a comunidade do Caxambu, onde será realizada a Festa da Cavalgada, em prol da  Santa Casa. Dentre as atividades, estão previstos leilão, o I Campeonato de Berrante, forró com Vinícius Violeiro e haverá ainda o sorteio de cobertura de garanhão do Haras Muriama,  entre os inscritos na Comitiva Sertão da Farinha Podre.
No sábado 30, continuam o trajeto até Sacramento, com parada para o almoço a partir das 12h, e chegada a Sacramento prevista por volta das 18h, no Leilão Bela Vista, onde será o pernoite.
 No domingo 1º, Festa de São José Operário na cidade, a parti das 7h, café da manhã e organização para a Cavalgada pelas ruas da cidade e, após almoço no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, encerramento da Cavalgada Cultura e Solidariedade.
As despesas com a cavalgada são para almoço e jantar a R$10,00 e café da manhã R$5,00. Locais de pernoite e abrigo e água para os animais são gratuitos.
 Os interessados em informações e para  participar da Cavalgada devem entrar em contato pelo telefone (34) 98415-1089 (WhatsApp).