Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CAS Pe. Antonio Borges inicia ano letivo com 120 crianças

Edição nº 1506 - 26 de Fevereiro de 2016

Mais um ano letivo inicia no Centro de Assistência Social Pe. Antônio Borges – CAS, obra assistencial redentorista que cuida de 120 crianças, no antigo prédio do Seminário, que passa este ano por grandes reformas, conforme informa a coordenadora de projetos sociais da instituição, Camila Melo Silva.
“_ Estão previstas para 2016 muitas melhorias, principalmente na estrutura física do prédio, como a construção de uma quadra esportiva coberta, um novo ajardinamento na entrada da casa, além de reformas gerais no prédio, em especial no telhado e nas instalações elétricas”, informou.
Com relação às oficinas pedagógicas, de música , informática, artesanato, dança e teatro e educação física continuam desenvolvendo suas atividades com muito empenho. “Pelo fato da oficina de música ser a preferida dos usuários, estamos investindo um pouco mais na parte de instrumentos. No ano passado, investimos em violões, escaletas e teclado, para este ano vamos priorizar os instrumentos de percussão para fanfarra e bateria”, informou.
Segundo ainda a coordenadora, o CAS oferece também acompanhamento pedagógico, no auxílio das dificuldades de aprendizagem a todos os alunos egressos de escolas públicas que frequentam a casa no contraturno escolar. “E temos ainda outro projeto muito importante - lembrou - o SOS Família, tanto para as famílias das crianças assistidas quanto da comunidade. “Temos um grupo dentro do CAS que participa das atividades sócioeducativa e psicossocial e, também, das oficinas de  informática, culinária e artesanato. E temos dois grupos no bairro Cajuru, com os quais trabalhamos só a parte socioeducativa”, explicou.
 Toda a proposta de trabalho do CAS Pe. Antônio Borges vem de Aparecida, casa mãe da Congregação Redentorista.. Até 2014, a coordenação era de Pe. Jadir e, a partir de 2015, o irmão Mário André assumiu a direção das Obras Sociais da Congregação. Mensalmente, ele visita a instituição para orientações aos funcionários e acompanhar as reformas. O CAS conta atualmente com 19 funcionários todos com vínculo empregatício ligado à Congregação, além três irmãs da Congregação Mensageiras do Amor Divino: Ir. Cecília, superiora da Casa; Ir. Aparecida e Ir.  Neusa.
Falando do início do ano letivo, Ir. Cecília tem boas expectativas para 2016, em especial pelo desenvolvimento das oficinas e pela cobertura da quadra. “Muito boas expectativas. Até o ano passado as crianças não tinham como usar a quadra e este ano terão uma quadra coberta com dois ambientes, um deles de areia, modernização do jardim e muito mais. Só sei que vai ficar muito bom para as crianças”, reconheceu.