A advogada Paula Alves Cardoso liderou na cidade a #campanhanatalsolidário2016, com a finalidade de presentear os idosos do Lar São Vicente de Paulo. Dado o grande número de voluntários que adotaram os idosos o sucesso foi total, conforme explica a idealizadora da campanha.
“- A ideia do projeto em Sacramento nasceu de uma campanha realizada no Rio Grande do Sul, que vi na internet. Os coordenadores postaram as fotos dos idosos com os seus pedidos de presentes, por sinal, bem simples, em busca de padrinhos. Copiei a ideia e com a ajuda de alguns voluntários, criamos a página na no feicebuque”, conta Paula, agradecida pela ajuda dos padrinhos.
“- No final, senti-me gratificada, porque a adesão foi muito maior do que eu esperava e mais gratificante ainda foi a presença de tantos voluntários para a entrega dos presentes. A felicidade deles por estarem recebendo mais atenção que os presentes em si”, destaca, agradecendo e demonstrando nos olhos uma imensa felicidade. “Muita gente não quis se identificar, mas agradeço de coração a todos que colaboraram e à minha família que deu apoio total”, reconheceu, agradecendo pela rede social a participação dos voluntários.
Para a diretora do Lar São Vicente de Paulo, Malena Cristina Santana a campanha foi tudo de bom. “A Paula, como todo sacramentano que sustenta o lar, teve uma ideia brilhante e abrimos as portas da Casa, porque vemos isso como um sinal de Deus, que está mostrando que diante de tanta tristeza no país, temos um povo bom e solidário, que temos que acreditar, ter esperança de um Brasil melhor, porque o próximo está sendo visto como ser humano. As pessoas estão se tocando...”, destaca.
Para a diretora foi uma fartura enorme de presentes. “A banda do Vadinho Violeiro e Marcos fazendo a animação, papai Noel fazendo a alegria dos nossos idosos. Isso mostra que as pessoas estão se agregando para a solidariedade, a caridade e assim conseguimos fazer do Lar um lugar de solidariedade, calor humano e queremos que isso se espalhe por toda Sacramento, porque isso não é ação nossa, mas do povo de Sacramento”, elogiou, agradecendo.
De acordo com Malena, o Lar assiste, atualmente, 56 idosos, e, para suportar as despesas, a diretoria é obrigada a promover constantes eventos para complementar o custo das despesas. “A subvenção que recebemos da prefeitura não supre as necessidades da casa e dos idosos, são R$ 87 mil por ano. Para se ter ideia, gastamos R$ 160,00 de leite por dia, o que representa mais de R% 50 mil por ano; oito mil fraldas por mês; alimentação, água; luz, farmácia... Além dos funcionários, que são pagos com a receita que entra do benefício dos idosos. O Lar tem direito a 70% do chamado BPC (Benefício de Prestação Continuada), conforme a Lei 10.741 (Estatuto do Idoso)...”, aponta Malena, mostrando eu o déficit é grande.
“- Estamos sempre trabalhando no vermelho. A verdade é que, sem a ajuda do povo não teríamos condições de manter nem a alimentação. O povo é que mantém estes 56 idosos com a maior dignidade, por isso agradecemos de coração a todos os colaboradores, que fazem campanhas, fazem doações, trazem palavras amigas, visitam o lar, tudo isso é doação. Porque fazer uma visita, vir conversar - e podem vir sem avisar, em qualquer horário. Aliás, gostamos que seja assim, para perceberem que, independente de visita agendada ou não, o tratamento dado aos nossos idosos é sempre o mesmo. E esperamos que essa solidariedade continue, porque sem ela, o lar não sobrevive”, finaliza.