“Cachoeiras reforçam potencial do turismo de aventura em Sacramento”, essa é a manchete de matéria divulgada dia 1º último, no site G1 Triângulo, assinada por Alex Rocha. “As mais de 220 cachoeiras catalogadas fazem de Sacramento, no Triângulo Mineiro, um expoente para o ecoturismo e turismo de aventura. Algumas das belezas naturais estão situadas no circuito da Serra da Canastra, dentro de uma área de preservação federal. As cachoeiras abertas para visitação são: Casca D'anta (186m), João Inácio (17m), Parida (15m) e Azulim (10m). A Secretaria de Turismo não tem um balanço mensal dos visitantes, mas garante que o turismo contribui para afastar qualquer crise econômica no setor” diz a matéria, ricamente ilustrada.
O guia turístico Matheus Martins, foi um dos entrevistados. “As principais atividades realizadas na Casca d'Anta é o ecoturismo, trilhas, banho em cachoeira e o birdwatching, passeio de observação de aves em seu habitat natural. Azulim já é bastante trabalhada na área esportiva, no canoísmo, o slackline (waterline), entre outros”, explicou.
Na matéria, segundo informações, do sub-secretário de Turismo, Luciano Gobbo, nas cachoeiras do João Inácio e Parida há comércio próprio. Nas demais, o capital gira através da proximidade com comunidades rurais, que são estimuladas a investir em atividades e comercialização de produtos variados. “Está sendo desenvolvido um trabalho com as associações das comunidades rurais, de capacitação e orientação para que os próprios moradores sejam guias turísticos e, também, para que possam ser agentes receptivos, recebendo os turistas em suas próprias casas. Estas ações estão sendo realizadas em parceria com o Circuito da Canastra”, afirmou Gobbo.
A quantidade de atrativos gera dificuldade para o secretário Turismo, Adriano Magnabosco, na hora de contabilizar o fluxo de pessoas em passagem pela cidade. “Temos ainda as represas de Igarapava, Jaguara e Peixotos, que trazem turistas ecológicos e esportes aquáticos; a Gruta dos Palhares, que é a maior gruta de arenito da América Latina; a nascente do rio São Francisco e um enorme número de cachoeiras naturais. Fica difícil eu precisar um numero exato de turistas na cidade mensalmente”, disse.
De acordo com a matéria, o secretário afirmou, também, que tornar Sacramento conhecida é uma das missões mais urgentes da administração municipal. Em sistema de parceria, a cidade está sendo divulgada e isso faz garantida a presença de turistas durante o ano todo.
“- Somos parceiros de dois circuitos turísticos na região, o circuito da Canastra, e o circuito da Alto Mogiana (Minas Gerais e São Paulo). Fizemos uma revista com informes turísticos distribuídas em pontos estratégicos e sempre estamos em contato com agências de turismo e com caravanas que têm sempre o costume de frequentar Sacramento, periodicamente, ao longo do ano”, concluiu. (http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro)