Cinco artesãos da Associação Sacramentana de Artesãos e Artistas (ASAA), Elza Aparecida Leite, Joana D´Arc de Carvalho, Leila Maria Tiago, Rhaavi Dionísio e Rita Aparecida Scalon receberam Certificado de Qualidade de Gestão (IQS), pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE). Dos mais de mil artesãos que iniciaram o curso, que tem dois anos de duração, em 2013, apenas 250 o concluíram, entre eles os cinco sacramentanos.
A cerimônia, realizada na sede da entidade, dia 13 último, contou com a presença de Rita de Cássia Jacomi, Gerente de Projetos de Certificação da Produção Artesanal (IQS) que, ao entregar os diplomas, que vêm acompanhados de um troféu, que poderá ser exposto juntos aos seus produtos, e um avental, que deverá ser usado nos pontos de vendas, feiras, exposições, etc, falou da importância certificação, conseguida depois de dois anos de curso.
“- A certificação coroa a diferença desses artesãos, que são pessoas que têm produtos melhores, por saberem a importância disso, sabem negociar preços justos. Por exemplo, temos muitos artesãos que espantam clientes só pelo preço dos produtos, que são consequência da gestão”, explicou, ressaltando o objetivo do selo de qualidade que não é para o produto, mas para manter o artesão dentro do mercado.
“- O objetivo principal do selo é evitar que abandonem o negócio. Hoje, o maior problema dos micro e pequenos empresários, incluindo aí, os artesãos, é o abandono da atividade, isto é, acabam saindo do mercado por causa de gestão”.
Rita frisou que os cinco artesãos certificados terão agora a responsabilidade de repassar o curso aos demais. “Daqui a um ano, estaremos de volta para avaliar esse trabalho, fazer o que chamamos de 'vistoria de verificação', isso porque a associação na pode parar. A certificação, que tem validade para dois anos, só será renovada se houver avanço, por isso a importância de todos os associados estarem dentro do processo, porque artesanato é um negócio e deve ser tratado como tal”.
Explicou também ao grupo de artesãos presentes que a avaliação promovida pelo processo de certificação se sustenta em três pilares: Econômico: precisa gerar lucro para ser sustentável; Ambiental: não pode causar impacto ao meio ambiente e, Social: não emprega mão-de-obra infantil, contribui com o desenvolvimento social da sua comunidade e gera trabalho e renda. “Portanto, o artesanato perderá a sua característica se não for fabricado com matéria prima reciclável e sustentável”, frisou.
Presidente Rhaavi: Uma vitória múltipla...
O presidente da ASAA, que conta hoje com 17 sócios efetivos, Rhaavi Dionísio, natural de Aramina (SP) e que há anos acompanha os artesãos sacramentanos, comemorou o grande avanço, pois capacitar os associados era uma de suas metas como presidente.
“- É um momento ímpar, porque é um trabalho que começamos, independente de estar na diretoria ou não. Fomos a Belo Horizonte, conseguimos trazer o curso para Sacramento e hoje encerramos com chave de ouro a primeira etapa, digo primeira, porque para esse selo continuar temos que manter o que conseguimos e avançar ainda mais, porque passaremos por auditorias”.
Agora é capacitar todos os associados, para que todos falem a mesma linguagem em artesanato na cidade. Essa certificação é um ganho muito grande para Sacramento e para seus produtos, que são de excelente qualidade e preço adequado. Para mim, essa certificação é uma vitória múltipla, da ASAA, dos artesãos e da cidade, por isso as pessoas deveriam procurar visitar, conhecer, saber o que estamos fazendo”, convidou.
Késsius Moraes de Lima e Silva, coordenador sócio-ambiental da UHE Igarapava, um dos grandes parceiros da ASAA, elogiou a conquista dos artesãos.
“- É um prazer enorme podermos participar desse momento, porque admiramos muito a disposição, a luta, a garra e determinação desse grupo, por isso é o nossos projeto chave. Sempre que eles precisam, dentro das nossos disponibilidades estamos juntos. Somos parceiros eternos”, afirmou, desejando sucesso à ASAA.
“- Nossa vontade é que a ASAA só cresça - afirmou mais Késsius, prosseguindo: E essa certificação significa muito, é o coroamento de muito trabalho, muita dedicação, jornadas de estudos e capacitação muito puxadas, mas acreditaram e conseguiram. Só temos que parabenizá-los e agradecer por podermos fazer parte dessa conquista”.
Coube à artesã, Joana D´Arc de Carvalho, fazer os agradecimentos em nome da equipe.