Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

APAS realizada Cãominhada

Edição nº 1515 - 29 de Abril de 2016

A Associação de Proteção aos Animais de Sacramento  (APAS), fundada há dois meses,  realizou no último sábado 23 a I Cãominhada  APAS, saindo da praça do Rosário às 9h30, até a praça Getúlio Vargas (praça da Basílica) com o objetivo de divulgar a Associação recém criada. Na concentração final, doação de animais e orientações sobre a castração de animais.
Embora fundada há dois meses, a associação já atuava há mais de um ano, conforme ressalta sua presidenta, Ana Cláudia de Melo (Doida). “A ideia nasceu de um grupo de amigos do WhatsAPP que já gostava e cuidava  de animais. Não há restrição para fazer parte do grupo, não precisa nem ter alguma animal, uma única exigência: 'gostar de animais'”, salienta Ana Cláudia, convidando, para se juntar aos já 20 associados.
Na diretoria, além de Ana Cláudia, estão Elieide (vice-presidenta); Cleide e Fátima (secretárias), Miléia e Flávia (tesoureiras); Rafael Catani (assessor jurídico); Leany (assessora de comunicação); Rúbia, Cris e Luciana (Conselho Fiscal); Juarez (Diretor Social); Erika e Daniel (orientadores e cuidadores) .
“Somos uma entidade jurídica, com estatuto, documentação toda organizada, pronta para registro, tudo isso com o objetivo de proteger os animais contra maus tratos e abandono, porque infelizmente, encontramos de três a quatro casos por dia vítimas dessas maldades”, informa, revelando também o que chama de “um grande problema”, por conta do aumento de cães vadios na cidade: “Há moradores da zona rural que trazem ninhadas de cães e os abandonam na cidade. Já averiguamos  e isso é verídico”, denuncia.
Claudia destaca ainda que no ano passado firmaram uma parceria com a Prefeitura que se responsabilizou pela castração de cães vadios. “Até o momento o contrato não foi renovado, segundo justificam, por conta dessa crise, mas estamos aguardando, pois o serviço é imprescindível. Enquanto isso, estamos realizando a castração com recursos próprios, ajuda de benfeitores e venda de kit e rifas, mas está difícil. Precisamos da ajuda da Prefeitura”, afirma.
Ivan Luiz Gomes, radicado em Sacramento há quatro anos é um grande defensor dos animais. Além de adestrador, está sempre mostrando diferentes raças na cidade e participando de eventos em prol dos peludos.
“- É muito importante a população se unir a favor de uma causa nobre que é a proteção dos animais, sobretudo os cães abandonados na cidade. Infelizmente há  pessoas, que querem um cão, porque acham bonito, mas depois dois, três meses  veem que não dão conta, aí doam  ou simplesmente os abandonam. Por isso fiquei muito honrado em poder participar dessa primeira Cãominhada em prol dos animais abandonados,  trazendo conscientização, orientações. Parabenizamos a APAS”, cumprimentou.
 Gomes participou da Cãominhada com uma cadela Rastreador Brasileiro, conhecida como Americano, adotada por ele aqui no município.  “Como brasileiro, temos que valorizar o que é nosso, dar uma força para as raças nacionais, mais adaptadas ao nosso clima’’. Além do Rastreador Brasileiro, temos outras raças como Terrier Brasileiro, vulgo Fox Paulistinha e o Fila Brasileiro”.