Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Alunos do curso de formação de Bombeiro Civil fazem treinamento em BH

Edição nº 1517 - 13 de Maio de 2016

Cerca de 32 alunos do curso de formação da  segunda turma, Anjos da Vida, da Associação de Bombeiros Voluntários de MG, tiveram um final de semana diferente e bastante 'puxado'.  Com dois dias de treinamentos em Betim e Belo Horizonte, o grupo teve a oportunidade de conhecer o pelotão de Itabirito, a primeira cidade mineira a inaugurar um pelotão de bombeiros municipais e 'ralar' bastante nas provas de treinamento.
A informação chegou ao ET através de Hélio Batista Júnior, o Junin Fotógrafo , aluno da segunda turma. “Sob as ordens unidas do comandante Tenente Roberto Procácio, bombeiro militar aposentado, cuja experiência coloca hoje a serviço das turmas iniciantes de bombeiros civis, recebemos nesse treinamento um grande conhecimento e habilidades especiais para o exercício da profissão”, disse Junin, mostrando como foi a experiência.
“Chegamos a BH na madrugada do dia 7 de maio. Às 7h da manhã já estávamos em Betim. Éramos 32 alunos e três bombeiros civis formados e logo começamos o treinamento em campo apropriado para treino de bombeiros militares. Ali passamos o dia inteiro com vários treinos como salvamento subterrâneo, botijão de gás em chamas, casa de fumaça, apagando incêndios com mangueiras de vários tipos, treinamento para atendimento pré-hospitalar (APH)... Enfim, vários treinamentos úteis para o dia a dia. No final da tarde, fomos visitar o pelotão de bombeiros civis de Itabirito e lá pernoitamos ”, conta.
 No dia seguinte, por volta das 4h da manhã, o grupo seguiu para a capital para um treinamento de rapel e salvamento nas alturas. “Nesse treinamento aprendemos a controlar nossos medos de altura. Foi um aprendizado muito bom e logo em seguida fomos conhecer a Feira Hippie”, relatou, empolgado. 
“- E aí veio a melhor parte – apontou Juninho - conhecer o Mineirão. Todos uniformizados, com credencial para o acesso nas dependências do estádio, lá conhecemos toda a estrutura de segurança, enquanto a bola rolava no gramado, Atlético x América. Não assistimos ao jogo, mas pudemos conhecer o estádio. Foi uma experiência muito boa, muito aprendizado para todos nós”, explicou Juninho, agradecendo a todos.