A sede da Administração Fazendária (AF) em Sacramento esteve movimentada nessa quarta-feira 25 em comemoração ao Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, quando a chefe da unidade, Flaviana Elias Madruga, recepcionou, ao lado dos funcionários, os contribuintes e visitantes em geral com um saboroso café da manhã.
“O Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte foi criado através da Lei 12.325/2010, para ser comemorado no dia 25 de maio, com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte”, justificou Flaviana, em entrevista ao ET, chamando ainda a atenção para dois destaques dessa data cívica.
“- Primeiro, é importante entender que, para se manter a integridade do sistema tributário, as administrações tributárias devem fornecer aos contribuintes a oportunidade de compreender e cumprir com suas obrigações tributárias de maneira transparente e eficiente. Segundo – completou – é importante ressaltar que os tributos constituem importante instrumento para reduzir as desigualdades sociais e construir uma sociedade mais justa e solidária”.
Flaviana, que assumiu a AF na cidade há cinco meses, entende que é necessária uma maior divulgação para levar aos contribuintes informações da responsabilidade que eles têm na cobrança desses tributos. E, para isso, foi desenvolvido um projeto de Educação Fiscal.
“- Esse projeto visa atingir desde as crianças até o meio empresarial, levando informações sobre os deveres dos contribuintes para, posteriormente, cobrar os seus direitos”, disse, informando o que a cidade tem de retorno com essa contribuição que sai do bolso do contribuinte. “É importante o cidadão de forma geral entender que, ele como contribuinte, paga impostos a partir do momento em que acorda e acende a luz. A partir daquele momento, ela já está pagando impostos. E, também, ter a consciência política e social de que, por contribuir com sua carga tributária, ele tem direito a cobrar mais do Estado”.