Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ACE comemora 80 anos e homenageia empresários com Troféu Ângelo Crema

Edição nº 1533 - 2 de Setembro de 2016

Noite de glamour promovida pela Associação Comercial e Empresarial – ACE/ Sacramento, no sábado 27, marcou a entrega do Troféu Ângelo Crema a empresários que se destacaram no ano e a comemoração dos 80 anos de fundação da entidade. Presidida pelo empresário Fernando Borges, presidente da ACE, a cerimônia foi prestigiada por Emílio Parolini, presidente da Federaminas, órgão estadual que congrega 328 ACEs, além de um grande público formado por familiares e colaboradores das empresas homenageadas.
Nove empresários receberam o Troféu Ângelo Crema edição 2016 em várias categorias, oito de Sacramento e um de Conquista, eleitos através de votação dos associados e diretores: Arlete Cunha Afonso (Supermercado Maísa), Cairon César Motta (Supermercado Renata),  César Roberto Santana (Viaje Vale), Divaldo Flávio da Costa (Colchões Ortobom), Guilherme Borges Rezende (Net Tel Sistema de Comunicação), Guilherme Kassabian Paiva (Kassabian Musical), Jaime Salomão Júnior (Supermercado Central/Conquista), Juliana Silva Borges (Many Mania)  e Renzzo Scalon (Spark Eletrônica).
O empresário Dênis Fabiano Afonso foi eleito pela diretoria como Empresário do Ano. Mais conhecido como Chiquinho, sócio proprietário do Supermercado Maísa, o empresário representará a cidade em evento anual da Federaminas, no final do ano, quando receberá o prêmio Mérito Empresarial 2016.
Na homenagem proferida aos agraciados, Fernando Borges Gomes destacou o desejo de luta de todos que lutaram pela ACE. “Um sentimento resume o que vivemos neste momento: orgulho. Afinal de contas, não é todo dia que uma entidade chega aos 80 anos de existência. Diante de nossos olhos desfila uma história de luta; uma história marcada pela união e pelo desejo de avançar, de fazer acontecer”.
Frisou o presidente que a história da ACE é fonte de inspiração de toda a sociedade. “A ACE inspira a todos, porque a  base de tudo vem de palavras muito modernas, mas de conceituação milenar: o empreendedorismo e a livre iniciativa, elementos fundamentais na construção de um país democrático, desenvolvido social e economicamente”. 
Dirigindo-se aos homenageados, Fernando enalteceu o papel dos empresários no desenvolvimento da cidade. “Se somos o que somos hoje é graças a vocês, empresários, os quais parabenizamos pela dedicação e garra para fazerem de suas empresas destaques. Parabéns! E continuem no caminho do sucesso”.
 Na sua mensagem, o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, cumprimentou todos aqueles que fizeram e fazem a história da ACE, destacando que este é um ano de comemorações de importantes datas nas associações no Estado, como a ACE. “Juiz de Fora e BH completam, por exemplo, 80 e 115 anos de fundação, respectivamente”.
 Para Emílio, a importância da associação, independente do tamanho da cidade, está no serviço que presta para fortalecer a classe empresarial mineira. “É através das associações que vamos vencendo  a crise. Basta tirar o 'S' da palavra CRISE e teremos CRIE. E assim vamos criando alternativas, isto é, sendo criativos para buscar algo diferente, uma gestão diferenciada começando nos municípios. Estão de parabéns os destaques empresárias, está de parabéns a ACE/ Sacramento com toda a sua história”.
 A noite de festa empresarial foi abrilhantada pela Banda Mix, de Uberaba.

 

ACE: oito décadas de história

A Associação Comercial e Empresarial de Sacramento começou a escrever sua história na cidade em 1936, graças à visão empreendedora de Ângelo Crema, um dos grandes empresários cerealistas da região, que fundou com a ajuda de outros nove empresários, a Associação Comercial Agropecuária e Industrial de Sacramento – ACAIS, já naquela época com o objetivo de a classe comercial cobrar do Estado os seus direitos.
Ao longo dos anos, a ACAIS foi se adequando às exigências de cada tempo, inclusive com mudanças no nome para ACIS, ACIAPSS e, atualmente ACE. Desde a sua fundação, 21 empresários presidiram a Associação: Ângelo Crema, primeiro presidente que denomina a honraria outorgada anualmente aos associados que se destacam, e mais: Ferrúcio Bonatti, Paulo Araújo Souza, Sebastião Olinto Scalon, Antonio Loiola, Francisco Silvério Santana, Lélis Feliciano de Deus, Carlos Antonio Pacheco, Dora Cerchi, Mário Guarato, José Ezequiel Dantas (Dedé), Pedro Marques da Silva, Reginaldo Afonso dos Santos, Eurípedes dos Reis Ferreira,  Ricardo Barbosa Lima, Luciano Gobbo, Alexandre Zandonaide, Marcos Jerônimo Borges, Sérgio Antonio Felipe,  Wilmar Afonso de Lacerda e,  atualmente o presidente Fernando Borges Gomes, na sua segunda gestão.