Mais de 17 milhões de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, divididos em nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e do Ensino Médio (nível 3) das escolas públicas municipais, estaduais e federais, de 47.474 escolas fizeram a prova objetiva (múltipla escolha) da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016), no dia 20 de junho. Agora, os classificados se preparam para 2ª fase com prova discursiva, no próximo dia 10/09.
De Sacramento, 131 estudantes de cinco escolas foram classificados para a segunda fase que será realizada na Escola Coronel, às 14h30 do próximo dia 10, com a presença de fiscais selecionados pela coordenação geral da OBMEP para esse fim.
Das duas escolas estaduais, a Coronel José Afonso de Almeida participa da segunda fase com 74 alunos, (12 no nível 1; 16 no nível 2 e 46 nível 3) e, a Barão da Rifaina, com 24 alunos, (12 de nível 1 e 12 de nível 2). Das escolas municipais, a Dr. João Cordeiro participa com 19, (12 de nível 1 e 7 de nível 2); a Júlio Borges, da Jaguarinha, com 8 alunos, (4 em cada nível 1 e 2) e a Dona Maria Santana, do Quenta Sol, com 6 alunos, (4 no nível 1 e 2 no nível 2).
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, além de estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, dentre outros.
A OBMEP premia alunos com medalhas de ouro, prata, bronze e certificados de menção honrosa. Os alunos premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, que estejam matriculados em escolas públicas em 2017, participam do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), que dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. Também são premiados professores, escolas e secretarias municipais de educação, de acordo com as medalhas conquistadas pelos alunos. A premiação baseia-se exclusivamente no resultado das provas da segunda fase.