Edição nº 1493 - 27 de Novembro de 2015
Há quatro anos, o Hospital do Câncer de Barretos lançou a campanha, ´Passos que salvam', com o intuito de alertas para a câncer infanto-juvenil e arrecadar fundos para a instituição. A cada ano mais e mais cidades abraçam a causa e, Sacramento realizou a caminhada pela segunda vez, neste domingo 22, com sucesso. Depois da Caminhada pelas ruas centrais da cidade, um bom público reuniu-se na Praça de Esportes, para prestigiar a Corriteca da Solidariedade, seguida de uma galinhada.
Toda a organização da caminhada com ao venda do kit, da corriteca, da arrecadação de alimentos no preparo do almoço e vendas de ingressos, estiveram a cargo de 30 voluntários, liderados por Aline Silva Cardoso. “É uma campanha muito importante que está sendo realizada em nível nacional há quatro anos e nós há dois anos, através dos voluntários e, entre eles, Dr. Cristiano que foi a Barretos para o treinamento, tornando-se o responsável na cidade pelo encaminhamento de qualquer criança que apresentar os sintomas”, explicou Aline.
Para Cristiano, a rotatividade de médicos dificulta o processo
O médico Cristiano Arantes, vítima recente de um acidente quando praticava equitação, não foi bem na corrida que disputou com o colega, Dr. Pedro. Mas honrou o nome e lá foi mesmo contundido, reconhecendo: “Faz parte, pois desde o ano passado abraçamos essa causa, o importante é participar”. O público aguarda revanche com o médico são.
Para Dr. Cristiano, a divulgação dos sinais do câncer infanto-juvenil é extremamente importante. “Muitas vezes os sinais são confundidos com sinais de doenças comuns, por isso os pais devem ficar atentos a febres prolongadas, sangramentos, hematomas (marcas roxas) pelo corpo sem causas definidas. É importante, no caso de crianças, os pais apalparem o abdômen (barriga), o pescoço, as axilas e a dica serve também para os adolescentes, assim como devem fazer os adultos, no caso de câncer de mama, por exemplo. O diagnóstico precoce é muito importante”, alerta.
Sobre um trabalho conjunto entre ele e os demais médicos dos postinhos de Saúde, Cristiano, lamentou a grande rotatividade dos médicos contratados, prejudicando o funcionamento da rede. “Fomos dois médicos participar do treinamento, Claudinei e eu. Socializamos todo o conhecimento com os médicos dos PSFs, mas os médicos já não são os mesmos, o próprio Claudinei já foi embora”, lamentou.
Finaliza, afirmando que é fundamental fazer a rede de médicos funcionar dentro desse objetivo. “Temos que diminuir o tempo entre pensar na possibilidade de câncer e dar o diagnóstico precoce e, assim, fazer o encaminhamento para um hospital especializado. Hoje, câncer não é sinônimo de morte como antigamente, ele tem cura, por isso a importância do diagnóstico precoce”, alerta Cristiano, informando que nesse um ano de trabalho já foi constatado um caso, que está em tratamento em Uberaba.
Corriteca da Solidariedade: muita torcida, boas risadas e cada zebra...
A Corriteca da Solidariedade, na praça de esportes, foi de descontração total, arrancando boas risadas, torcida acirrada e cada zebra nos resultados, mas tudo em prol da Campanha 'Passos que salvam. No final, o Hospital do Câncer Infantil de Barretos foi o vencedor. Parabéns aos organizadores, aos 'atletas', ao público que marcou presença e aplaudiu.
Todos foram importantes pela doação e participação. O ET conversou com vários atletas e todos foram unânimes ao afirmar que “o mais importante é a participação e o grito de alerta deixado aos pais: a atenção para os sintomas e a ajuda financeira para o tratamento”. Mas houve alguns destaques. Confira os comentários feitos pelos competidores antes da largada:
* Zé Doido (50), foi o campeão de torcida que o apelidou de 'Perna de seriema”. E ele, garantindo que seria o vencedor, tascou essa: “A galera está acreditando em mim e vou ganhar do Arnaldo Santana. Já treinei e fiz os 100 metros em 12 segundos. Mas tem uma técnica: é ganhar na arrancada e, do meio pra frente, não pode olhar para o adversário, senão perde o campo”. Já Arnaldo, lamentando uma distensão “muito bom a gent e participar, embora eu não seja atleta e o pessoal dizendo que o Zé Doido está voando, sei não”. E o Zé Doido de fato ganhou e brindou a torcida com uma cambalhota em comemoração.
* José Carlos Basso De Santi Vieira (Fofão), Rafael Catani e Thiago Scalon, um trio de advogados que deu a sua contribuição. “Nossa intenção principal é participar, contribuir. Não temos pretensão nenhuma de sermos vencedores, as pessoas que praticam esse ato de combater o câncer infantil é que são vencedores. Nós aqui queremos fazer o pessoal se divertir. O que vale é a brincadeira”, afirmaram os representantes da OAB local.
* Naara Cristina Moreira e Tânia Moreno foram duas representantes da educação local na corrida. “O importante é a participação para contribuir para a cura do câncer infantil. Vimos para vencer a luta conta o câncer”, destacou a diretora Tânia, apoiada por Naara, que se disse feliz com o 'corpinho' malhado da última edição do ET.
* O vice-prefeito Geraldo e o secretário de esportes Fabrício Stival também abraçaram a causa. “É gratificante poder ajudar, participar de uma causa muita justa. É um evento importante, uma atração a mais, um domingo diferente que reúne esporte e caridade em prol da saúde...”
* Mizael Fraga, provavelmente o mais longevo dos participantes correu com Everson e afirmou: “O preparador físico garantiu que a vitória será minha, porque é o coração que está participando, colaborando por essa causa...”
* Uma dupla peso pesado, Gustavo e Keka que, empolgadíssimos, afirmaram: “O corpo está fora de forma, mas os corações estão em grande forma, abertos a ajudar a cuidar das crianças que são o futuro da nação”, afirmou Keka.
* Duas duplas mistas na corrida, Doida e Leandro, Daniel Cebolinha e Eliana, que afirmou: “É uma maneira divertida de ajudar, participando com o Cebolinha. Foi uma iniciativa muito legal, uma forma de fazer as pessoas saírem de casa”, e o parceiro adversário, completa: “Uma forma descontraída de ajudar e eu que escolhi a Eliana que me incentivou à atividade física”.
* Um quarteto de vereadores, Leandro, Luiz Alberto, Pedro Teodoro e Rafael na corrida pela saúde da criançada. “É importante a presença de todos que trabalham em prol do combate ao câncer. Aqui hoje, o que menos importa é quem vai ganhar ou perder e, sim, a alegria de estarmos todos reunidos por uma boa causa”, justificou Rafael Cordeiro.