O empresário e líder político sacramentano, presidente do PMDB, Vani Ramos, foi agraciado com a Medalha do Mérito da Defensoria Pública de Minas Gerais, em solenidade realizada no último dia 26, em Belo Horizonte, dentro das comemorações dos 39 anos da Defensoria. Foram homenageadas pela instituição 60 personalidades, dentre elas o Governador Fernando Pimentel, que recebeu o Grande Colar do Mérito.
A condecoração outorgada, anualmente, é a distinção honorífica oferecida pela instituição às autoridades civis e militares, pessoas da sociedade civil e pessoas jurídicas que tenham contribuído de maneira excepcional para o engrandecimento da Defensoria Pública ou atuado efetivamente na causa dos necessitados.
A defensora pública-geral do Estado, Christiane Procópio, destacou no seu discurso a importância do acesso à justiça e da Defensoria Pública. “É um direito humano e um caminho para a redução da pobreza, por meio da promoção da equidade econômica e social. É necessário ampliar o acesso à Justiça no Brasil, contribuindo para o fomento do espaço público de discussão, e consequentemente do próprio Estado Democrático de Direito”, disse, cobrando: “Para que toda a nossa missão constitucional seja exercida em sua plenitude e com êxito, precisamos de atenção, apoio e força de todos os poderes constitucionais e demais órgãos aqui presentes”.
Rodeado pelos familiares, entre eles a esposa Creuza Rosa, os filhos Gustavo, Cássio e Aninha, o irmão José Humberto e amigos, Vani Ramos recebeu a homenagem pela grande contribuição dada à Defensoria Pública do Estado desde 2003. “Tudo começou quando nosso filho Gustavo, defensor público do estado, falou da grande carência da instituição, em especial nos mutirões 'Direito a ter pai', quando são atendidas cerca de 1.500 pessoas”, disse, explicando que a esposa Cleusa recebeu o'Diploma Mãe da Defensoria Pública de Minas Gerais', por participar anualmente dos dois mutirões realizados em Uberlândia.
Outra grande contribuição de Vani foi trabalhar junto ao então deputado Toninho Andrade, hoje vice-governador do Estado, pela autonomia da instituição, aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa. “Enfim, para a nossas surpresa, a Defensora-Geral, Christiane Procópio, entendeu que eu merecia uma comenda, o que me deixou, no primeiro momento, muito assustado e lisonjeado. Um honra também muito grande por receber essa honraria junto com o governador Fernando Pimentel, presidente da ALMG, presidente do Tribunal de Conta, Tribunal de Justiça. Enfim, uma solenidade muito bonita e que me deixou muito honrado”, agradeceu Vani.