As vaca Fani Knab, holandesa, de Weber Lúcio de Melo; Castanha, girolanda de Dênis Fabiano Afonso; a novilha holandesa, Linda Knab, de Caio Cardoso de Melo e a novilha girolanda, Gravata, de Leandro R. de Araújo, são as campeãs do 36º Torneio Leiteiro, que teve este ano dez animais, seis vacas, sendo duas holandesas e quatro girolandas; e quatro novilhas, duas holandesas e duas girolandas, que produziram nas nove ordenhas 1.100,08 k de leite, uma média de 366,69 kg por dia.
O ranking dos animais no torneio
Vacas holandesas
1º. Fani Knab, de Weber Lúcio de Melo, 137,9 kg;
2º. Lindainha, de Alaor F. das Neves,119,7 kg.
Vacas girolandas.
1º. Castanha, de Denis Fabiano Afonso,126,8 kg;
2º. Pompéu, de José Humberto Ramos, 105,7 kg;
3º. Champanha, de João Alves Neto, 93,6 kg;
4º. Dubona, de Alexandre Rezende, 81.4 kg.
Novilhas holandesas
1º. Linda Knab, de Caio Cardoso de Melo, 137,72 kg;
2º. Mulata, de Paulo R. de Araujo, 117,3kg.
Novilhas girolandas
1º. Gravata, de Leandro R. de Araújo, com 92,42 kg
2º. Luana, de Denis Fabiano Afonso, com 87,8 kg.
Presidente Hermógenes avalia 36º Torneio Leiteiro
Conforme o divulgado na edição anterior, surpreendeu a queda de 50% na participação de produtores e animais no Torneio Leiteiro. Para o presidente do Sindicato Rural, Hermógenes Vicente Ribeiro, entidade responsável pelo torneio leiteiro este ano, um dos motivos da pouca participação foi o prazo muito curto para a preparação dos animais.
“- Foi muito em cima da hora, os produtores não estavam com os animais preparados. Mas os que viram saíram satisfeitos. Até o ano passado, o Torneio ficava sob a responsabilidade da Prefeitura e, este ano, convidaram o Sindicato. Mesmo sendo de última hora, há apenas um mês, aceitamos e pudemos realizar um bom torneio, com a ajuda de empresas ligadas ao setor agropecuário, Secretaria de Agricultura da Prefeitura, Emater e Ima. Diminuiu o número de animais, mas não de produtores”, avaliou, com boas expectativas para o próximo ano.
“- Para o próximo torneio, o torneio já está sendo pensado, com uma organização maior e melhor, porque teremos tempo, com calma, visando o melhor para o produtor. Aliás tivemos uma reunião logo após o torneio, avaliando os pontos positivos e negativos e o que precisa ser melhorado para que o produtor tenha a oportunidade de mostrar o trabalho realizado na sua propriedade”, disse, adiantando algumas propostas.
“- Este ano tivemos duas palestras, mas para o próximo, vamos preparar uma estrutura maior e melhor, para levar conhecimento aos produtores através de palestras, seminário, feira de animais, ou seja, com planejamento temos condições de oferecer muito mais para o produtor e à sociedade sacramentana, tendo em vista a importância do agronegócio para o município e isso tem que ser valorizado e mostrado”, propôs.
Hermógenes destaca que o objetivo do Torneio é que, através da competição, os produtores mostrem seus animais, o seu trabalho na propriedade, a genética e o melhoramento dos animais e também uma oportunidade de troca de experiências e, sem contar o fato de que as pessoas gostam de competição, que é saudável, além da convivência e a oportunidade de novas amizades.
Falando da premiação, Hermógenes destaca que, apesar da correria que foi a organização do torneio, foram distribuídos mais de R$ 20 mil em prêmios por categoria. “Por exemplo, cada proprietário campeão por categoria, ganhou uma bezerra de transferência de embrião, animais de excelente qualidade, desenvolvidos aqui no município pela Nascente Embriões, graças ás parcerias que tivemos”.
Prof. Antônio Afonso e Ângelo Crema recebem homenagens na Expogal
Os empresários Antônio Afonso de Almeida, o Antônio da Agropecuária e Ângelo Crema foram homenageados como patronos do 36º Torneio Leiteiro e a III Feicom, respectivamente. As homenagens foram realizadas no auditório do Centro do Produtor Rural 'Anésio Gonçalves de Melo', na sexta-feira 21, com a presença de familiares dos homenageados.
A família de Antônio Afonso de Almeida foi representada pela viúva Maria José Vieira Afonso de Almeida, que emocionada recebeu a homenagem. O empresário Ângelo Crema foi representado por vários netos, tendo o empresário Rinaldo Crema, em nome de todos recebido a homenagem á família. Para o prefeito Bruno Scalon Cordeiro, “não podemos deixar que nomes que contribuíram pelo desenvolvimento do Município se percam no tempo. É preciso que essas lembranças fiquem vivas na memória do nosso povo. Homenagear Antônio da Agropecuária e Ângelo Crema, cada um no seu tempo e no seu ramo, registra suas marcas em Sacramento”.