O Comandante da 184ª Cia PM/Sacramento, tenente Idônis Galles 49, merecidamente, foi condecorado com a Medalha Desembargador Hélio Costa, em solenidade realizada na noite da quarta-feira 16, no Fórum Magalhães Drummond, sob a presidência do juiz Stefano Renato Raymundo.
Criada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 1996, é outorgada a cada dois anos (bienalmente) a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Mineira, comumente, no Dia da Justiça, 8 de dezembro.
A escolha dos agraciados é feita por uma Comissão presidida pelo juiz de direito Diretor do Foro da Comarca; um promotor da comarca; um representante local da OAB-MG; pelo prefeito e pelo presidente da Câmara Municipal.
Tenente Idonis Galles nasceu em Aramina (SP), mas com um ano de idade, a família se mudou para Conquista, onde cresceu e estudou até concluir o Magistério. “Venho de uma família muito humilde, mas tive excelente criação, aprendi com meus pais o seguinte: 'Não faça nada que venha envergonhar você mesmo e a família'.
Entendo que a vida da gente é implacável, tudo o que plantamos, um dia vamos colher, mais cedo ou mais tarde. Então, a minha intenção sempre foi de plantar coisas boas. Não gosto de ficar atrás da mesa. Gosto mesmo de estar à frente da tropa, porque isso passa segurança e vai refletir lá na frente”, ensina.
Formado professor, chegou a lecionar em Conquista, mas no ano seguinte, em 1987, foi aprovado no curso de Formação da Polícia Militar de MG, em Patos de Minas. Inicia ali uma carreira brilhante, galgando patentes até chegar a oficial da PMMG e comandante da 184ª Cia da PMMG, em Sacramento.
Formou-se em 2011 no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública e, no mesmo ano, alcançou a patente de Tenente da Polícia Militar de Minas Gerais, através da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais em Belo Horizonte.
Graças ao seu brilhante trabalho nos quadros da PMMG, Ten. Idonis foi reconhecido como merecedor da Medalha.
Prestes a completar 30 anos de serviços, Tenente Idonis não pretende ir para a reserva ainda, quer esperar o ingresso da filha Jaqueline, 23 na PMMG.
“- Deus sempre me abençoou, Jaqueline passou no concurso de soldado, entre os primeiros classificados e espero e acredito que ela vá passar nas demais etapas, e minha intenção é esperá-la se formar. E ela já disse que quer vir para Sacramento, aí sim irei para a reserva. Mas antes quero ter o prazer e alegria de vê-la assumindo seu posto junto à PMMG. Tê-la seguindo meu exemplo é emocionante”.
Tenente Idonis é casado com Raquel, pais de quatro filhas: Júlia Gabriela, enfermeira padrão na Santa casa de Sacramento; Jaqueline, que está concluindo Direito; Daniela, que cursa Educação Física e a caçula, Carolina que pretende ser médica.
A emoção de receber a medalha
“Senti-me muito honrado com a homenagem e vou honrar essa medalha, embora eu tenha sempre procurado prestar um serviço de qualidade. Divido essa homenagem com todo os militares que trabalham comigo no dia a dia, dando uma resposta à sociedade. Emocionei-me ao receber a homenagem, porque sempre pensei que o serviço que prestamos é uma obrigação, só que essa medalha é um reconhecimento’’, disse o oficial.
‘‘Por ser unanimidade entre as autoridades, ficamos envaidecidos, pelo reconhecimento, que é uma motivação para nos empenharmos em melhorar cada vez mais - afirmou, se dizendo feliz e agradecido. ‘‘Sinto-me feliz e agradeço à tropa, à população que sempre nos tem ajudado, ao Ministério Público, ao Judiciário, nossos parceiros no dia a dia, o que é muito importante, porque quando todos estamos unidos, as coisas vão bem”, conclui, com um agradecimento especial ao seu comandante do batalhão, Ten Cel PM Arnaldo Pereira Júnior.
“- Fiquei muito emocionado com a sua presença, é um reconhecimento da corporação e uma motivação a mais pra gente. Agradeço também a presença dos amigos da Maçonaria”, finalizou Idonis em entrevista ao ET.