Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Semana Nacional do Trânsito incentiva mudanças de comportamento

Edição nº 1484 - 25 Setembro 2015

Com o tema, “Seja Você a mudança no trânsito”, o país realizou, entre os dias 17 a 22  últimos, a Semana Nacional do  Trânsito, que acontece em parceria com instituições municipais, estaduais, federais e das áreas de saúde, educação, fiscalização e segurança pública, além de empresas privadas. A semana tem como objetivo, incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, com a meta de reduzir cada vez mais o número de acidentes no trânsito que deixam sequelas e interrompem vidas. 

“Um dos grandes objetivos do Denatran - Departamento Nacional de Trânsito - é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, assim, estamos sempre convocando toda a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar de uma vez por todas a atitude no trânsito. É importante alertar que para mudar o quadro atual dependemos da mudança de atitude de todos os atores no trânsito (pedestres, ciclistas, passageiros e condutores).  Cada um de nós é responsável por mudanças de atitudes no trânsito para que possamos cada vez mais preservar vidas”, informa o site do Denatran”.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds), de janeiro a junho de 2015, houve redução de 19,12% de acidentes de trânsito com vítimas fatais no Estado, em comparação com o mesmo período de 2014, quando 1.335 pessoas morreram. No primeiro semestre deste ano, 1.080 pessoas perderam a vida no trânsito. O número total de acidentes de trânsito também teve redução de 6,7%, no primeiro semestre de 2015. 

Dados apontam ainda que o  resultado dos acidentes no trânsito apresenta uma conta alta para a sociedade, com os gastos públicos na recuperação dos acidentados e com a perda emocional das famílias atingidas. Desta forma, a área de Saúde participa diretamente no dia a dia do trânsito no Brasil. Segundo o DataSUS, anualmente são gastos cerca de R$ 28 bilhões em internação, tratamento e seguro de cobertura de acidentados no trânsito em todo o país.