Na segunda-feira 24, dia do aniversário da cidade, a praça Prof. José Natálio, no Chafariz, esteve movimentada entre as 9h e 12h, com mais uma Rua de Lazer, levando ao público presente serviços essenciais, orientações, pintura de rostos e pula-pula para a criançada, apresentação de Congado e de capoeira, tudo coordenado por servidores municipais e muita descontração para os participantes.
Bombeiros civis marcam presença no evento
Uma equipe formada por alunos do curso de Bombeiro Civil trabalhou como voluntária na Rua de Lazer. Conforme informações do instrutor Lucian Elan Ribeiro Batista, o trabalho foi uma atividade voluntária de todo o grupo. “Estamos aqui com 24 dos 37 alunos do curso todos como voluntários. Eles ainda não concluíram o curso, mas já são brigadistas e estão aptos a prestarem serviços em caso de incêndios, acidentes e hoje estão aqui prestando este serviço à comunidade, como estarão em outros eventos”.
De acordo com Lucian, o bombeiro civil não é militar, que só é criado em cidades acima de 100 mil habitantes, mas presta o mesmo tipo de serviço de um Bombeiro Militar. “O brigadista é formado pela Associação de Bombeiros Voluntários de Minas Gerais (ABVMG), presidida atualmente pelo tenente reformado Roberto Procácio”, explica.
Ainda segundo o instrutor, o curso não é gratuito e após a conclusão serão apresentados os meios de implantação de uma corporação do Corpo de Bombeiro Civil de Sacramento. “O curso é pago, só que depois serão apresentados a eles e ao município os meios para criação na cidade de uma corporação dos bombeiros municipais. Se continuarmos recebendo o apoio que estamos tendo, será fácil”, garante Lucian.
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h, além de aulas práticas nos finais de semana. O curso encerra em dezembro, de acordo com o instrutor, totalizando 450 horas.
Profissão de Bombeira Civil é reconhecida por lei federal
A profissão de bombeiro civil é regulamentada pela Lei Federal nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009 e, no Estado, ela é coordenada pela ABVMG, através de seu presidente, o tenente da reserva do Corpo de Bombeiros, Roberto Procácio. A associação é pioneira na formação e treinamento de brigadistas, guarda municipal e bombeiros civis em diversas cidades mineiras.
O trabalho dos brigadistas da ABVB tem se destacado pela excelente capacitação de seus profissionais e pela atuação com equipamento adequado para as mais diversas ocorrências, atuando em eventos diversos com equipes de brigadistas, técnicos em segurança do trabalho e bombeiros civis e oferecendo curso de Bombeiro Profissional Civil, com diversos diferenciais, como qualificação em arrais amador e socorrista.
Para atuar no município, conforme o site da associação, é necessária autorização do município por meio da assinatura de um convênio de parceria para prestação de serviços de atendimento público de prevenção e combate a incêndio, salvamento atendimento pré-hospitalar e demais emergências, instituída por meio de uma lei municipal. Para criar essa lei o município encontra amparo legal no artigo 30, I e II da Constituição Federal de 1988.