O Ministério das Comunicações já autorizou a Rádio Sacramento a fazer a migração para o sistema FM (Frequência Modulada), isto é, ela passa a operar como as demais emissoras desse sistema, com considerável melhora na qualidade do som. A informação foi passada ao ET pelo diretor da rádio, o pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira.
“- Em meados de novembro, o Ministério das Comunicações divulgou a lista das emissoras que deverão fazer a migração e a Rádio Sacramento foi uma delas. Já recebemos a nova sintonia, porém houve um erro, porque nossa sintonia com a capacidade de expansão foi muito baixa. Se na AM, temos 5.000 watts, para FM terão de ser 10.000, mas o MC autorizou só 3.000 watts. Com isso o alcance será muito pequeno”, explica, destacando que providências já foram tomadas.
“- Já demos entrada ao recurso com o pedido de revisão, através do engenheiro Sávio, da Rádio Aparecida, que dá assistência à RS, e estamos aguardando a correção para podermos iniciar a migração, que é bastante onerosa”.
Além da mudança da torre, que deve ser construída em lugar seco e no ponto mais tarde dos morros que circundam a cidade, há também a despesa com a troca de equipamentos e, ainda, o pagamento de uma taxa ao governo por essa migração, em torno de R$ 80 mil. “Sem dúvida é um custo alto, mas estamos certos de que tudo dará certo”, informou o diretor.
Sem sombra de dúvida, a RS é um grande meio de comunicação com um grande benefício à zona rural e, desde que se falou na mudança para FM paira uma preocupação: a RS continuará chegando à zona rural como um todo? Pe. Sérgio acredita que sim.