Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Rock in Sacra arrebenta

Edição nº 1474 - 17 Julho 2015

Muito Rock n' Roll, rock solidário, rock consciente, rock responsável, ambiente saudável e muita animação foi o que se viu na terceira edição do Rock in Sacra, no último domingo 12, no final da rua Silva Jardim, bem em frente à Lamiró, que funcionou como point de alimentação, inclusive com um espaço dedicada à arrecadação de fundos e doações para a Santa Casa.   Uma tarde agradável que reuniu famílias, amigos, jovens, adultos e crianças num evento independente, realizado graças ao apoio dos músicos e seus familiares, amigos e simpatizantes do Rock. No palco, o grande show com as bandas  Beato Salu, Cabrones, The Dark, Carpe Diem e TNT System.

Thiago Silva Scalon, um dos organizadores do evento, explicando como surgiu o Rock in Sacra, revela que o evento nasceu com Cristina Dolabela de Lima, então diretora de Cultura da Prefeitura Municipal. “Havia um projeto denominado 'É Dia de Rock', idealizado pela Virgínia Dolabela, realizado em parceria com a prefeitura. A partir de  2013, como evento independente, o projeto foi remodelado e trazido para a rua, com nova roupagem e uma filosofia de conscientização, que este abordou o tema, 'A posse responsável  de animais domésticos', um assunto bem relevante, porque Sacramento possui muitos cachorros de rua, demonstrando que as pessoa não têm muita conscientização sobre o tema, pois soltam os cães e os deixam aí à deriva”, explicou Scalon.
De acordo com Thiago, este ano, o evento contou com participação de apenas cinco bandas, para não estender muito as apresentações em respeito à vizinhança, visto ser um bairro residencial. “Tudo aqui é gratuito, espontâneo, sem a presença de bebidas alcoólicas e ainda com um gesto de solidariedade, com uma tenda de espetinhos em parceria com  a Santa Casa. Além disso, na quinta-feira 9, lançamos a campanha de um quilo de alimentos não perecíveis para a instituição”.  E, a novidade este ano é que todo o evento foi organizado via internet, com reuniões virtuais através do Google Docs.

Aula para as novas gerações
Direto de Ribeirão Preto trazendo a tiracolo seu especialíssimo piano para prestigiar o  Rock In Sacra, o Doutor Saulo França Amui, para nós o queridíssimo Saulinho, que entende o evento como uma aula. “Muito importante a preservação dessa cultura, que vale muito como  aprendizado, afinal estamos saturados  com tantos outros estilos aí na mídia. E, é um evento que dá oportunidade para as bandas e a galera amante do rock, poderem curtir, rememorar os clássicos do rock e para as novas gerações é uma aula”.
Para Saulo França Amui, doutor em Bioinformática (FMRP/USP), mestre em Toxicologia pela Universidade de São Paulo, com ênfase em Bioinformática, graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, pela UNISEB e graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de Ribeirão Preto, sócio-fundador da empresa Bytebio - web solutions and bioinformatics e gerente de projetos da Host SH, onde executa projetos de desenvolvimento web com o CMS Drupal... (Ufa!!!) participar do Rock in Sacra é um refrigério para a alma.
“- Em Ribeirão Preto temos um banda com este mesmo propósito, de conectar um pouco com a arte, com a música e nos reunimos uma vez por semana para sair um pouco da rotina da trabalho”.  

Prof. Cláudio Yudi fala da guarda responsável de animais 
A palestra temática do evento este ano ficou por conta do médico veterinário, Cláudio Yudi (foto), professor da Uniube, e de Carla Resende de Menezes, empresária no ramo de Pet Shop na cidade. 
Falando ao ET, disse o professor que a iniciativa é muito louvável. “Uma iniciativa muito boa e super interessante pelo fato de ser de rua, que vem de encontro a um grande problema não só em Sacramento, mas em todas sãs cidades da região, que são os 'cães de rua'”, elogiou resumindo a mensagem deixada ao público roqueiro. 
“- O que falta é a posse responsável ou a guarda responsável, que significa tratar bem o animal com boa alimentação, abrigo, cuidados médicos, dar carinho. Entendo que a nova geração de pessoas, aqui, por exemplo, de roqueiros, das novas famílias brasileiras, todos têm que saber da importância desse animal doméstico, respeitar seus valores, fazendo com que ele se torne um membro da família”, recomenda Yudi.
Esclarece o professor que a medicina veterinária prioriza a castração. “O animal que não tem utilidade para reprodução tem que ser castrado, porque com a castração, naturalmente,  haverá uma diminuição dos cães de rua, que causam  um grande problema hoje: acidentes,  ataque a pessoas, infestação de carrapatos... E, para acabar com isso, basta uma simples cirurgia, de custo barato”, justificou.
De acordo com o veterinário Yudi, é mito, o que dizem de que castração deixa os animais deprimidos e sem vitalidade. “Isso é tudo mito e são muitos os mitos. O primeiro deles é que toda cadela ou cão nunca pode morrer virgem, isso é mentira e vale também para gatos. O cão engorda. Mito. Ele vai engordar se não fizer exercícios, se não tiver uma dieta balanceada e se não caminhar. O cão não vai mais vigiar a casa. Outro mito. O fato de o cão ficar mais manso é pela falta do hormônio sexual, mas não perde o instinto e, raramente, perde a agressividade”, explica e conclui alertando: “Quer ter animal, cão, pássaro, gato, seja qual for o animal, cuide bem dele”, recomenda Yudi. 

A arte de Dênis Robert 
O cartunista e grafiteiro Dênis Robert Balduino, criador da logo do evento, mais uma vez marcou presença com a arte consciente, que sempre atrai a tenção das pessoas. “O Grafite não veio do Rock In Roll, mas eles se casaram muito bem em Sacramento e vem dando certo. É uma forma de mostrar a arte e conscientizar as pessoas de que arte é diferente de pichação”.
Dênis lamenta, entretanto o espaço que ficou limitado. “A arte está sendo vista com outros olhos e gostaríamos de contar com o apoio de demais pessoas cedendo paredes...” sugere, mostrando a diferença entre uma parede grafitada e outra pichada no mesmo espaço”. 
Dênis, que tem emprego fixo, está expandido o seu leque de serviços com decoração de casas, estabelecimentos e tem enviado trabalhos para concursos, inclusive internacionais e fazendo ainda sucesso como cartunista em excelentes caricaturas. Talento de sobra no jovem artista Dênis.
O pindamonhangabense, radicado em Uberaba, Bruno Bizinoto, o Bruno Guemela, também trouxe a sua arte para o evento. Tranquilo no seu mundo zen, só quer espalhar sua arte para o mundo e viver em paz. Nada mais. E precisa mais, gente?  “Essa arte é a expressão da alma, a minha alegria, o meu viver, que nos propicia conhecer pessoas e lugares diferentes. Faço minha vida com a arte e vou espalhando-a para todo mundo”.
 Osvaldo Vasquez Bruno, um dos fundadores do Clube de Atiradores Esportivos de Sacramento – CATES não tem como hobby apenas a arte do tiro ao alvo, não. É um amante do rock heavy metal. Marcando presença no evento lembrou a relação do tiro com o rock. “Tem o let´s rock and roll, que literalmente significa atirar, tiro direto com metralhadora,  portanto,  tem tudo a ver”, traduziu, dando uma boa rizada ao lado de ao lado de Suely, Priscila e Osvaldo, que é o instrutor do Cates na cidade.