Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Retrospecto

Edição nº 1477 - 7 de Agosto 2015

CONFERÊNCIA ESTADUAL DO IDOSO

Cerca de 19 mil participantes das conferências municipais ou regionais dos direitos da pessoa idosa elegeram 730 delegados que participarão nos dias 22 e 23 de setembro da 4ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo tema neste ano é o  Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – por um Brasil de todas as idades”.

Desse evento em Belo Horizonte, sairão os delegados que representarão Minas na etapa nacional, que será realizada no período de 2 a 6 de maio de 2016. As conferências são de fundamental importância para a discussão e estabelecimento de políticas públicas que atendam aos anseios desse segmento da população, principalmente em relação ao combate e ao crescimento da violência.

Segundo Dilson José de Oliveira, da Coordenadoria Especial de Políticas para o Idoso da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), a violência contra a pessoa idosa é um problema que tem se agravado, gradativamente, nos dias atuais. “O idoso se torna uma vítima fácil por, muitas vezes, depender de seus familiares em diversos aspectos, seja nos cuidados da saúde, nas relações sociais, na dependência financeira ou até mesmo pela simples convivência familiar”, disse.

Entre os principais tipos de violência praticada contra o idoso estão a física e os maus-tratos,  violência psicológica e   sexual. E, um dos abusos mais sérios e que vem crescendo a cada dia, é o financeiro e econômico, que é a exploração imprópria e ilegal da pessoa idosa , com ou sem seu consentimento.

 

ET CORREÇÕES

Os pais da atleta Camila Brait, Celso Aparecido Brait e Cleydes, sobre sua premiação no Pan Americano 2015, em Toronto no Canadá, em carta à redação, esclarecem o seguinte:

“Neste momento importante da carreira da nossa filha, vimos que a sociedade  sacramentana também se orgulha pelo fato de ter entre seus filhos a maior  atleta de sua história. É fato de que Camila Brait no Pan Americano 2015, em Toronto no Canadá, foi a melhor líbero e melhor recepção conforme noticiou a imprensa. Gostaria de informar que Camila Brait além de ser medalhista de prata, melhor líbero e melhor recepção, também levou o troféu de melhor defesa. Sei que o equívoco da publicação se deu em Toronto, mas seja lá em qualquer lugar do mundo, peço-lhe a especial fineza que a publicação  possa ser retificada a fim de se fazer justiça por uma sacramentana que hoje o mundo inteiro a reconhece pelo seu talento”.

 O ET informa as fontes de onde foram extraídas a matéria: www.saqueviagem.com.br e www.melhordovolei.com.br/ publicadas, respectivamente, nos dia 26/07 e 28/07, respectivamente,  intituladas, 'Camila Brait e Adenízia levam prêmios individuais no Pan' e 'Adenízia e Camila Brait falam sobre prêmios individuais conquistados no Pan', de onde foram extraídas também as fotos que ilustram a matéria. Nossas desculpas aos pais da atleta e aos leitores, acrescentando ao texto, 'o de melhor defesa', conforme esclarece carta anexa.