Um pequeno grupo de professores, liderados pelo professor aposentado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ivan Sebastião Barbosa Afonso, está trabalhando para uma mobilização da sociedade em prol da Escola Técnica Profissional de Sacramento. O objetivo é transformar aquela instituição, construída pelo governo federal para atender cursos técnicos de nível médio em um centro de alta tecnologia, servindo não apenas a cidade, mas a estudantes de todo o país.
“- Nada contra os cursos de nível médio e de curta duração, que vão formar mão de obra local e regional, mas corre-se o risco de com o tempo não haver mais demanda conforme já se constatou em outros municípios. A estrutura é excelente, o prédio e a cidade comportam cursos tecnológicos de muito maior abrangência, de alta tecnologia, como Gestão de Telecomunicações, Redes de Computadores, Sistemas para Internet, Telemática, Robótica ou outros... Mas que sejam cursos que vão servir a este novo milênio”, esclarece o professor.
Barbosa cita como exemplo o pequeno município de Rio Paranaíba, com uma população de 13 mil habitantes (12.328/Censo 2013) e que conta com um campus da Universidade Federal de Viçosa, desde julho de 2006. E lembra ainda que, a Universidade Federal de Viçosa começou como uma Escola Agrícola, fundada em 1926, pelo então Presidente da República, Arthur Bernardes, nascido em Viçosa. Em 1948, a Escola tornou-se a Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG) e, em 1969, ganhou o nome atual.
Para o Prof. Ivan Barbosa, a viabilidade de Sacramento tornar-se um centro tecnológico na região é grande e o primeiro passo é a vontade da cidade em se mobilizar para essa empreitada. “Essa é a nossa hora, temos que nos unir e lutar para que Sacramento tenha uma escola técnica que vai atender não só Sacramento e região, mas os anseios de estudantes de todo o Brasil. Temos aqui uma grande estrutura do Governo Federal que tem que ser bem aproveitada”, afirma.
E os primeiros passos estão sendo dados. Nessa sexta-feira, o professor Ivan, acompanhado dos professores Carlos Alberto Cerchi e Maria Elena de Jesus estiveram em reunião com o prefeito Bruno Scalon Cordeiro para apresentar a ideia e buscar o seu apoio. Na próxima quarta-feira 14, a reunião será com o presidente da Câmara, Mateus Pereira, além de outras reuniões que serão realizadas com instituições e empresas da cidade.
O Prof. Ivan fez questão de frisar que esse trabalho não tem dono, muito menos “coloração política”. “Não queremos ser donos da ideia, queremos a união de forças comunitárias, independente de formação partidária. Nosso intento é trazer para Sacramento uma Escola Técnica de Alta Tecnologia capaz de servir não apenas nossos jovens, mas a todos aqueles que quiserem aqui estudar”, concluiu.