O Parque Náutico de Jaguara sedia na próxima terça-feira 10, o III Espaço de Cafés Especiais, sob a coordenação geral do empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso e coordenação técnica de Mogiana Assessoria em Cafés Especiais.
O evento inicia às 9h da manhã sob a presidência do prefeito de Sacramento Bruno Scalon Cordeiro, seguido da exposição Syngenta. Às 9h30, mesa redonda abordando o tema, “Manejo integrado de pragas e doenças e diferentes formas de adubação nitrogenada”. Às 10h30, palestra com o tema, “Inovações no cultivo de cafés especiais e como melhorar a pontuação dos cafés especiais”, proferidas pelo Professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Flávio Meira Borém, que abrirá para o debate até as 12h30. Após o almoço, Leilão de lotes de cafés especiais e encontro de relacionamento e negócios entre cafeicultores e compradores, sob a coordenação do Sebrae/SP.
Destaque-se que o segmento de cafés especiais representa, hoje, cerca de 12% do mercado internacional da bebida. Os atributos de qualidade do café cobrem uma ampla gama de conceitos, que vão desde características físicas, como origens, variedades, cor e tamanho, até preocupações de ordem ambiental e social, como os sistemas de produção e as condições de trabalho da mão-de-obra cafeeira. O valor de venda atual para alguns cafés diferenciados tem um sobrepreço que varia entre 30% e 40% a mais em relação ao café cultivado de modo convencional. Em alguns casos, pode ultrapassar a barreira dos 100%.
Para diferenciação dos cafés especiais, deve-se ter como base atributos físicos e sensoriais, como a qualidade da bebida, que precisa ser superior ao padrão.
O Espaço de Cafés Especiais em Jaguara foi idealizado e criado por um grupo de cafeicultores da região Alto Mogiana, produtora de cafés especiais, premiados em concursos regionais e nacionais. Dentre os produtores está o empresário Ivan coordenador geral do evento.