12,5 mil casos de câncer dianosticados a cada ano no Brasil
A caminhada, aberta a toda população, inicia às 8h, na praça Getúlio Vargas, percorrendo ruas da cidade. A partir das 10h, as atividades serão realizadas na praça de Esportes, primeiro a Corriteca e, às 12h, almoço com toda a renda revertida para o hospital.
Veja nesta página os atletas que aceitaram participar da Corriteca. E todos lá, fazendo o seu 'Bolão' e torcendo para o seu 'atleta',preferido e, logo após, almoçando no local, para ajudar o HCB, que presta inestimável serviço à cidade.
De acordo com informações do Hospital do Câncer de Barretos, o câncer infanto-juvenil é a primeira causa de mortes por doença, após um ano de idade, até o final da adolescência. Todos os anos, segundo o diretor médico da unidade infanto-juvenil do Hospital de Câncer de Barretos, Luiz Fernando Lopes, 12.500 novos casos da doença são diagnosticados no Brasil. E a expectativa é que esse número aumente pelo menos em 30% até 2020. Por isso, é importante ficar atento aos sinais e sintomas da doença em crianças e adolescentes.
“- Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com o câncer em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico e/ou desinformação dos médicos. Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente, porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância”.
De acordo com o médico, quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. “Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80-90% se a doença for encontrada antes e tratada em hospitais especializados, como acontece em alguns centros internacionais. A maioria dessas crianças terá vida normal após o tratamento adequado”, explica.
Luiz Fernando orienta que existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer. “Portanto, os pais devem ficar atentos se a criança apresentar: dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho de barriga; brilho branco em um ou nos dois olhos, quando a criança sai em fotografias com flash.(www.hcancerbarretos.com.br/)