Lembrando o lema rotário deste ano, 'Seja um presente para o mundo', na reunião festiva realizada na sede do Rotary Clube, o governador Sebastião de Assis afirmou que o Rotary deve ser uma instituição que faz 'a diferença'.
“- Nós, rotarianos, temos que pensar que fazemos a diferença, porque nós não mandamos o presente. Nós levamos o presente, e quem leva o presente tem a disposição da dar o aperto de mão, o abraço, o sorriso e isso, para quem recebe, às vezes é tão ou mais importante que o bem material que levamos às entidades. Por exemplo, dando a quem precisa, como às crianças que ainda são vítimas da paralisia. Promovendo tantas outras campanhas através da Fundação Rotária, proporciona intercâmbios culturais, bolsas de estudos e projetos humanitários que melhoram a qualidade de vida de milhões de pessoas”, ressaltou.
A reunião festiva que contou com os membros do Rotary, Casa da Amizade e Interact, teve a presença também da coordenadoras assistentes Suely Rosa e Iracema Angélica, ambas de Araxá, e de Júlio Ernesto Perego, presidente do Rotary Uberaba Norte.
A reunião marcou também a admissão de dois novos sócios no clube sacramentano: Carlos Antonio Rodrigues e Sebastião Inácio Borges, e sua esposa, Adair Eurípedes da Silva Borges, admitida na Casa da Amizade. Os três receberam os botons das mãos dos visitantes distritais e dos padrinhos, o presidente José Cassimiro Filho, Ílio Borges Araújo e Letícia Figueiredo Murta, respectivamente.
Uma das visitas mais esperadas do ano
Para o presidente José Cassimiro Filho, a visita dos governadores é um dos pontos altos de cada ano rotário. “A visita do Governador traz notícias do mundo rotário, sobretudo dos demais clubes do Distrito 4770, do qual fazemos parte. Nessa visita atualizamos as metas rotárias e apresentamos nosso trabalho. Para nós – ressaltou Zezinho - essa visita tem um caráter especial, porque é a primeira vez que o Sebastião e a Norma vêm a Sacramento. Eles não conheciam a região, então além dos trabalhos de praxe, teremos o prazer de mostrar-lhes também alguns aspectos da nossa cidade. É uma visita muito bem-vinda e esperada por todo o clube”.
O casal, que veio de Jataí (GO), foi recebido no trevo na entrada da cidade às 11h da manhã e cumpriu extensa agenda, visita à Gruta dos Palhares, à Casa Lar Doce Lar da Criança, ao prefeito Bruno Scalon Cordeiro, Lar São Vicente de Paulo e reuniões com as damas da Casa da Amizade, Interact Club e os rotarianos.
Os mesmos sonhos em prol de um mundo melhor
O Governador Sebastião de Assis Garcia, falando ao ET no momento da chegada, abordou alguns temas dos trabalhos realizados pelo Rotary Internacional.
Reconhecendo que essas viagem representam um aprendizado, destacou a importância da integração entre os clubes. “Além de conhecer o trabalho dos 85 clubes do Distrito 4770, temos a oportunidade de conhecer as diferentes regiões. Aprendemos muito com os clubes, cada um tem uma maneira de ver, de fazer, de atuar e, com isso, vamos fazendo a integração muito boa, porque falamos todos a mesma língua, temos os mesmos sonhos em prol de um mundo melhor”.
Pólio Plus continua
O Rotary Internacional mantém, desde 1985, o programa Pólio Plus, com a finalidade de erradicar a poliomielite do mundo até 2005, ano do centenário da organização. Mais de um bilhão de crianças em países em desenvolvimento foram vacinadas contra a doença, graças ao projeto do Rotary, Pólio Plus, mas ainda não foi exterminada totalmente.
Segundo Garcia, o programa continua, porque são três tipos de vírus. “Já conseguimos exterminar dois. Falta ainda um tipo e que, felizmente, não foi encontrado no Brasil. Na Nigéria, onde foi encontrado, foi exterminado e há dois anos não se registraram novos casos”, disse, revelando problemas em dois países em conflito.
“- Estamos com problemas no Afeganistão e Paquistão, que são países problemáticos, que vivem em conflitos, e colocam em risco as equipes de vacinação. Hoje, felizmente, os exércitos desses países estão ajudando na campanha fazendo a proteção dos vacinadores. E temos a certeza de que vamos vencer essa doença. Depois será ficar alerta, acompanhando até a comprovação, de fato, da erradicação do vírus”, explica.
A hepatite C
Mantendo ainda o programa Pólio Plus, o Rotary lançou este ano um novo programa em nível para o extermínio da hepatite C, uma doença infecciosa, causada pelo vírus VHC, que ataca o fígado. É uma doença que mata, mas que não sai no atestado de óbito. Ela é a maior causadora de cirrose e outras doenças como câncer de fígado e insuficiência hepática, mas o mais comum é a cirrose, mesmo que a pessoa não beba e, muitas vezes a pessoa que bebe tem cirrose, não provocada pelo álcool mas pela hepatite C, que é um doença lenta, silenciosa, de diagnóstico tardio.
De acordo com o governador Sebastião Garcia, na maior parte dos casos, a hepatite C é assintomática, mesmo quando o fígado já está bastante afetado pela doença. “Não existe vacina, mas tem tratamento, então estamos iniciando essa campanha em nível mundial, porque como não existe vacina, as pessoas têm que fazer o teste e em caso positivo, fazer o tratamento, porque é uma doença que tem cura”.
Meio Ambiente
O Rotary Clube tem também olhos para as questões ambientais, a preservação do planeta e, questionado sobre a visão do Rotary Clube no Brasil, em relação a um dos maiores acidentes ambientais do país, a lama da Samarco, que afetou a fauna, a flora e vidas humanas de dois estados, o Governador Sebastião falou da preocupação do Rotary.
“O Rotary Clube se preocupa com as questões ambientais e agimos para a preservação, porém nesse caso, não temos voz, e explico: é um problema sério, porque nós não nos metemos nas questões de legislação do país e, mais sério ainda, porque diz respeito à aplicação das legislações brasileiras.
E o que vou dizer não é como governador, mas como brasileiro: o Brasil tem lei para tudo, lei para 'sim'; lei para 'não' e lei para 'talvez', isto é um questão da aplicação das leis. Estou em Minas e me reporto a um grande político mineiro, de Pará de Minas, o Benedito Valadares (1892/1973), que uma vez disse, solenemente: “A lei é para todos. Para os amigos, o beneplácito da lei; para os outros, os rigores da lei”. Na minha visão, para um caso desses que prejudicou tantas pessoas, que causou danos desse tamanho, merece os rigores da lei”.
Damas da Casa da Amizade trocam experiências
Para a presidente da Casa da Amizade em Sacramento, Maria Regina Santos Kondo, a visita da coordenadora distrital é sempre enriquecedora. “Essa visita oficial é muito importante, pois estamos recebendo as autoridades máximas de nosso distrito, que vêm somar, trazer novo ânimo, inovações. E, de nossa parte, é um momento também de crescermos com a visita pelas experiências trocadas, pelas sugestões trazidas”, ressaltou Kondo.
Norma Eliza Garcia, coordenadora distrital das Casas da Amizade, destacou o papel das mulheres no trabalho rotário. “A Casa da Amizade é uma extensão do Rotary que cumpre um papel imprescindível, pois faz um trabalho diferente do Rotary, embora trabalhemos juntos. Promovendo um trabalho de cunho assistência, a C.A. está presente na vida de muitas entidades filantrópicas, ajudando, colaborando, enfim, um trabalho maravilhoso de cunho assistencial”, frisou, revelando uma preocupação.
“- Pelo papel que representam as mulheres nas Casas da Amizade, expresso minha preocupação, no sentido de que esse braço do Rotary possa desaparecer, pelo fato de o Rotary não estar mais admitindo mulheres há alguns anos. Isso pode levar a um esvaziamento da Casa da Amizade, parceira do Rotary, que faz um trabalho primordial, na verdade, trabalhos que não são função do Rotary”.