Edição nº 1479 - 21 Agosto 2015
Uma Missa em ação graças, na Basílica do Santíssimo Sacramento apresentado pelo Patrocínio de Maria, presidida pelo vigário paroquial, padre Gil Eduardo Araújo, no domingo 16 à noite, abriu as festividades de celebração dos 195 anos de Sacramento, marcando também o início da Semana da Comunidade, que tem como patrona a Profa. Célia Bianchi.
Conforme a programação oficial, as festividades prosseguiram na segunda-feira 17 com a entrega da Comenda da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento pelo prefeito Bruno Scalon Cordeiro a cidadãos que se destacaram na história realizando relevantes serviços em prol do município. Foram homenageados na cerimônia realizada às 19h no Monumento ao fundado da cidade: Célia Bianchi, Ederson Santo Bisinoto, Edson Rezende Pícolo, Iracy Batista de Almeida Calil, Juarez Ribeiro Venites, Maria Borges de Mendonça (Mariquinha), Mateus de Paula Pereira, Major Paulo Constâncio da Silva, Sérgio Mário de Oliveira, Valdiney Ferreira Eduardo.
Discursando, o prefeito Bruno lembrou a importância dos 195 anos da cidade, nominou cada um dos homenageados destacando os serviços relevantes que prestam à cidade. Ausente na cerimônia, a Profa. Célia Bianchi foi lembrada pelo prefeito como a autora da letra do Hino da Comunidade, grande mestra, esposa do fotógrafo Alberto Bianchi e mãe de dois filhos, Sandra e Carlos Alberto. Leu, a seguir, uma carta escrita pela professora, agradecendo a homenagem. Prosseguiu, exaltando o trabalho realizado pelos laureados.
Em entrevista ao ET, os meritoriamente homenageados, falam da emoção de receberem a maior honraria do poder Executivo, a Comenda da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento, criada pela Lei Municipal nº 173, de 12 de outubro de 1980, de autoria do ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges.
Ederson Bisinoto, funcionário do serviço público municipal. “O reconhecimento é sempre importante, venha de onde vier e, vindo do Poder Público, local onde trabalho há 32 anos e meio, me deixou muito feliz, me deu ânimo, me deu um sentimento do dever cumprido. E, compartilho com todos, com quem convivi, essa homenagem e com a minha esposa Márcia que nesse anos todos está ao meu lado, me apoiando”.
Edson Pícolo, tradicional empresário aposentado, líder Espírita e um dos fundadores da Loja Maçônica General Sodré. “Na verdade, as pessoas enxergam a gente com os olhos do coração. Apesar de acharmos que não temos mérito para isso, porque o que fizemos foi em conjunto, portanto, o mérito é de todos, mas fico muito satisfeito e agradecido pelo reconhecimento”.
Iracy Batista, oficiala de cartório, líder espírita e responsável pelo culto centenário da Chácara Triângulo, antes dirigido por Heigorina Cunha, de saudosa memória. “Fazemos tudo o que podemos. É com muita alegria que faço este trabalho em equipe e agora este reconhecimento. Sinto-me honrada e compartilho-o com todos os colaboradores da Casa da Tia Heigorina”.
Juarez Venites, advogado referência na cidade no campo do Direito. “Não me sinto merecedor da comenda, sou um homem comum, profissional da advocacia, por isso compartilho essa homenagem com os cidadãos de bem de Sacramento e em especial, à minha família, minha esposa Terezinha, minhas filhas e à memória de meu pai, Dr. Felipe. E sinto não poder abraçar aqui a minha primeira e inesquecível mestra, Célia Bianchi”.
Mariquinha, há 40 anos, organizadora de romarias, levando devotos para Aparecida, Água Suja, Trindade, Tambaú e Perdizes. “Muito feliz, emocionada que mal consigo falar o que sinto. A minha vida foi levar pessoas para a devoção nesses anos todos e foram milhares de pessoas que puderam rezar, pagar promessas, cumprir a sua devoção, através dessas romarias. Estou feliz com o reconhecimento”.
Mateus Pereira, técnico de enfermagem e vereador, a quem coube o agradecimento em nome de todos os homenageados. “Muito importante para mim essa honraria. Estar onde estou, como presidente da Câmara, faço uma restrospectiva, eu com 14 anos trabalhando como entregador e hoje estar na presidência da Câmara e ser homenageado com a maior honraria do município. Agradeço ao Sr. Prefeito”.
Major Paulo Constâncio, há 16 anos maestro da Banda Lira do Borá, formando vários músicos ao longo desses anos, “Estou muito lisonjeado, porque receber essa honraria é um marco desses 16 anos de trabalho na cidade. Sinto-me realizado, faço o que gosto, sinto-me sacramentano e essa homenagem vem coroar tudo isso. Estou muito agradecido pelo reconhecimento do nosso trabalho”.
Pe. Sérgio Márcio, pároco da Basílica do Santíssimo Sacramento. “A maior honraria do município e que, muito me honra por ter o nome de nossa padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento e a recebo como um reconhecimento pelo trabalho prestado. Claro, não esperamos condecorações, mas quando elas vêm nos sentimos envaidecidos e felizes”.
Pe. Eduardo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora D´Abadia. “Estou feliz pelo reconhecimento da função, do nosso trabalho, num lugar que por natureza é voltado para Deus, ao contrário de muitos lugares, não só no Brasil, onde Deus está relegado dos corações das pessoas, Faço a minha função de padre e, se reconhecem que isso trouxe benefício para a cidade, fico feliz”.
Finalizando, o prefeito Bruno Cordeiro convidou o empresário Marcondes Ribeiro da Silva, um dos sócios da empresa Maramar, responsável pelo transporte coletivo na cidade, para receber as chaves de quatro ônibus seminovos, ano 2008, Volkswagen, pintados na cor do município, comprados pela Prefeitura para substituir a precária frota existente. “Passo-lhe as chaves de um presente à população - justificou - nosso povo merece o melhor sempre!”.
Os veículos foram adquiridos através de processo licitatório - pregão presencial nº 036/15 - que teve como empresa vencedora, M. de Oliveira & Oliveira Veículos Ltda - ME, de Ribeirão Preto (SP), no valor de R$ 500 mil, divididos em quatro parcelas de R$ 125 mil.