Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Leilão pró-basílica rende R$ 40,6 mil

Edição nº 1462 - 24 Abril 2015

Movimentação total no Leilão Bela Vista, no sábado 18, a partir das 14h, para  a realização do II Leilão de Bezerros e Prendas em prol da reforma da Basílica do Santíssimo  Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, sob a animação constante da genial dupla de pregoeiros, Pena Branca e Cowboy. De acordo com o tesoureiro do leilão, o lucro foi de R$ 40.600,00.

Na avaliação do pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, o evento foi um sucesso. “Estou muito satisfeito e surpreso, porque a arrecadação de prendas superou nossas expectativas e, para o leilão, que já é o segundo, superou, inclusive as doações feitas no 1º leilão. Tivemos doação até de equinos e bovinos. Animais muito bons, de primeira qualidade e, só temos que agradecer aos produtores rurais e a todos os que fizeram doações de leitoas que foram assadas, prendas de alto nível como obras de arte, colchas, eletroeletrônicos, artesanatos o que propiciou um leilão muito completo. Enfim, agradecemos a todos que de uma forma ou de outra colaboraram e também aos que vieram participar arrematando as prendas”.

 Sobre a instalação da Basílica, foi questionado com o pároco se os colaboradores têm ideia da dimensão espiritual que o templo vai representar para todos, ou, simplesmente, ajudam por ajudar, o pároco foi incisivo em afirmar que todos enxergam essa importância. 

“- Eles têm essa dimensão e estão vivendo um entusiasmo muito grande, inclusive, aqueles que não compreenderam com exatidão a real importância da Basílica. E, creio, mesmo que todos só vão entender o significado disso, quando ela estiver de fato instalada e com a grande oportunidade que vamos ter a partir do lançamento do Ano Santo da Misericórdia, no dia 8 de dezembro”, afirmou. 

Por quê? - perguntamos. 

“- Porque as grandes celebrações de um ano jubilar são feitas em basílicas do mundo inteiro, assim tudo que se realiza em Roma, será realizado aqui, por isso acredito que quando isso começar a acontecer é que as pessoas vão de fato entender a importância disso, embora todos saibam que Basílica é uma igreja importante, que está acima das outras igrejas”, explica e reconhece que independente disso, a Igreja Matriz carecia de uma pintura, de uma reforma.

“- E se pensarmos no contexto, não foi uma reforma grandiosa, basicamente foi realizada a pintura, a troca do piso do presbitério e alguns ajustes pequenos que vão embelezar a basílica e, disso tudo o mais oneroso é a pintura que, convenhamos, a matriz precisava há muito tempo”.

 

História de Fé

Outro destaque de Pe. Sérgio é de que a Matriz do Santíssimo Sacramento faz parte da história de fé da população. “Até bem pouco tempo, cinco anos apenas, era a única paróquia da cidade e ali eram realizados a maioria dos acontecimentos. Nesse sentido, ali se casaram famílias inteiras, os filhos e netos foram batizados, fizeram a primeira eucaristia, tudo nasceu em torno dela e ela faz parte da história de vida da cidade”, justifica o pároco, ressaltando o carinho que todos têm pela igreja.

Carinho pela igreja

“- Eu, nessa campanha, percebo que há um carinho muito grande por aquela igreja, um cuidado muito grande. É uma história de fé que chega ao ponto máximo, nos seus quase  200 anos de vida, com a instalação da Basílica, e isso mexe com a nossa religiosidade, com a nossa fé”, destaca,  lembrando outro aspecto importante, o fato de as pessoas estarem vendo onde está sendo aplicado o dinheiro. 

“- As pessoas estão vendo um retorno daquilo que está sendo doado, por isso reafirmo os agradecimentos, porque de fato, a sociedade é que está reformando a igreja”, finalizou o pároco. 

 

Pároco pretende quitar toda a dívida referente a reforma

Pe. Sérgio (foto) fala sempre com muito entusiasmo da Basílica, que será instalada no seu vicariato. Reconhecendo sempre que o mérito para sua reforma está nas contribuições da população sacramentana, não deixa de sentir o gáudio de entrar para a história como o pároco administrador no tempo de sua instalação. 

“- A igreja basílica está sendo restaurada pelo povo, exclusivamente, pelo povo da zona urbana e rural, razão de coparticipar esta alegria com toda a população”, reafirma Pe. Sérgio (foto), garantindo que tudo será pago graças a essas contribuições. “Até onde a obra está hoje, está praticamente tudo quitado, graças a Deus, que não deixou de prover o dinheiro certo na hora exata para pagar as despesas. Falta apenas uma parcela da pintura que será paga na segunda-feira (20/04) e o que foi, de fato, o mais caro”, reconhece.

 

Para a conclusão final dos trabalhos de reforma e adaptação, o pároco salienta que ainda faltam algumas coisas a fazer, mas nada que demande grandes quantias, com ressalva à questão do som. “A instalação do som da igreja será a grande despesa que vamos ter daqui pra frente, mas graças a Deus, as pessoas continuam colaborando, por isso é nossa esperança que consigamos a instalação da basílica, no dia 30 de maio, sem dívida e se, houver, não será nada que irá nos tirar o sono. A nossa grande preocupação era a pintura, que graças a Deus está quitada”, finalizou o assunto.